WTA FINALS: Saiba os detalhes do torneio que fecha o ano no tênis feminino

0
65
WTA FINALS: Saiba os detalhes do torneio que fecha o ano no tênis feminino

As melhores tenistas da temporada já estão em Riad, na Arábia Saudita, para a disputa do WTA Finals. A competição reúne as oito melhores simplistas de 2025, além das oito duplas que mais somaram pontos no ano. Enquanto o torneio de simples conta com algumas das principais estrelas do tênis feminino na atualidade como Aryna Sabalenka, Iga Swiatek e Coco Gauff, a chave de duplas vê o retorno do Brasil na competição, com a participação de Luisa Stefani.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No feminino, estarão presentes as oito primeiras colocadas do ranking de simples da WTA. A atual campeã do torneio é a norte-americana Coco Gauff, que defende o título após vencer Roland Garros e o WTA 1000 de Wuham. Já a polonesa Iga Swiatek foi campeã do Finals em 2023. Neste ano, ela foi campeã em Wimbledon, no Masters 1000 DE Cincinnati e no WTA 500 de Seul.

Aryna Sabalenka, atual líder do ranking, tenta seu primeiro título no WTA Finals. Ela teve um ano forte, onde foi campeã do US Open, dos WTAs 1000 de Miami e Madri e no WTA 500 de Brisbane. Completam a lista de participantes as norte-americanas Amanda Anisimova, Jessica Pegula e Madison Keys, a cazaque Elena Rybakina e a italiana Jasmine Paolini.

Brasil volta ao Finals com Luisa Stefani

Na chave de duplas, destaque para o retorno do Brasil. A única vez que uma brasileira participou do WTA Finals foi em 2022, quando Bia Haddad Maia disputou o torneio de duplas ao lado da cazaque Anna Danilina. Agora quem faz sua estreia no torneio é Luisa Stefani, jogando com a húngara Timea Babos. Elas ficaram em sétimo lugar na corrida para o WTA Finals, mas estão entre os times que mais levantaram troféus esse ano. Luisa e Timea ganharam os WTAs 500 de Linz, Estraburgo e Tóquio e o WTA 250 de São Paulo. Vale destacar que a húngara tem um ótimo histórico no WTA Finals, ganhando o torneio nas duplas em 2017, 2018 e 2019.

WTA Finals 2025 - Luisa Stefani entre as duplistas
(Foto: Divulgação/WTA)

As atuais campeãs do WTA Finals são a canadense Gabriela Dabrowski e a neozelandesa Erin Routliffe, que vão defender o título, após vencerem o US Open este ano. As campeãs de Wimbledon, Veronika Kudermetova e Elise Mertens também já venceram o Finals em 2023. Outro destaque são as campeãs olímpicas Sara Errani e Jasmine Paolini, que ganharam Roland Garros e três torneios WTA 1000 na temporada.

Completam a lista de participantes: Kateria Siniakova/Taylor Townsend, Mirra Andreeva/Diana Shnaider, Hsieh Su-wei/Jelena Ostapenko e Asia Muhammad/Demi Schuurs.

Formato da competição

Na primeira fase do WTA Finals, as oito tenistas ou duplas são divididas em dois grupos. Elas se enfrentam dentro do seu grupo nos primeiros seis dias da competição. As duas primeiras de cada chave avançam para as semifinais. Veja abaixo como ficou a divisão dos grupos no WTA Finals 2025:

WTA Finals 2025 – Simples

Grupo Steffi Graf:
Aryna Sabalenka (BLR)
Coco Gauff (USA)
Jessica Pegula (USA)
Jasmine Paolini (ITA)

Grupo Serena Williams:
Iga Swiatek (POL)
Amanda Aninsimova (USA)
Elena Rybakina (KAZ)
Madison Keys (USA)

WTA Finals 2025 – Duplas

Grupo Martina Navratilova:
Sara Errani (ITA)/Jasmine Paolini (ITA)
Veronika Kudermetova (RUS)/Elise Mertens (BEL)
Hsieh Su-wei (TPE)/Jelena Ostapenko (LAT)
Asia Muhammad (USA)/Demi Schuurs (NED)

Grupo Liezel Huber:
Katerina Siniakova (CZE)/Taylor Townsend (USA)
Gabriela Dabrowski (CAN)/Erin Routliffe (NZL)
Mirra Andreeve (RUS)/Diana Shnaider (RUS)
Timea Babos (HUN)/Luisa Stefani (BRA)

O post WTA FINALS: Saiba os detalhes do torneio que fecha o ano no tênis feminino apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre o que acontece no mundo do tênis!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original