PORTO – Tiago Pereira, número cinco nacional e 295.º do ranking ATP, quase conseguia uma recuperação espetacular na segunda ronda do Eupago Porto Open, mas falhou o acesso aos quartos de final ao perder contra o francês Antoine Escoffier (303.º) por 3-6, 6-4 e 7-5.
Pereira chegou a liderar o duelo com set e break (1-0) à maior e ainda esboçou um pequeno milagre ao recuperar de 0-5 e quatro match points (um a 1-5, três a 4-5) no parcial decisivo, só que não foi capaz de alcançar pela segunda vez, e segunda vez consecutiva, os quartos de final de uma prova do ATP Challenger Tour, nesta que foi a primeira vez que alcançou uma vitória num quadro principal da categoria em solo nacional.
Para se deparar com o 0-5 de desvantagem, o algarvio de 21 anos viu os quatro primeiros jogos do terceiro set caírem todos para o lado do seu opositor mesmo tendo tido chances de break nos dois que respondeu. No fim de contas, um erro de direita no quinto match point selou o triunfo do mais experiente (33 anos) ao cabo de 2h16.
A viver a melhor fase da carreira depois do título ITF M25 na Figueira da Foz e a primeira semifinal Challenger em Pozoblanco, Tiago Pereira leva do Complexo Desportivo do Monte Aventino uma boa aprendizagem e o carinho dos portuenses que o apoiaram num dia bastante quente. Ainda esta quinta-feira vai voltar ao Court Eupago para disputar os quartos de final de pares ao lado do dinamarquês Johannes Ingildsen.
Para Escoffier, três vezes campeão em torneios ITF portugueses (Beloura 2019, Setúbal e Elvas 2024), o Eupago Porto Open será o terceiro evento na presente temporada onde chega aos quartos de final, ele que procura ainda a primeira meia-final do ano. São também os primeiros quartos de final no ATP Chlallenger Tour desde o início de novembro.
Pela frente terá agora Francesco Maestrelli, sexto cabeça de série (178.º) e carrasco de Tiago Torres na primeira ronda. O italiano bateu o britânico George Loffhagen (235.º), vencedor em Vale do Lobo este ano, por 6-3 e 6-2, sem perder o serviço e amealhando 92% de pontos com a primeira bola de saída.
Maestrelli vai jogar quartos de final pela oitava vez em 2025 (saldo de duas vitórias e cinco derrotas), sétima na categoria Challenger. Este ano já arrecadou dois troféus no circuito secundário.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos tornar o tênis cada vez mais popular!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Steve Grácio