Presidente da CBT promete times fortes para Los Angeles 2028

0
44
Presidente da CBT promete times fortes para Los Angeles 2028

Em seis de março de 2025, Alexandre Farias assumiu o posto de presidente da Confederação Brasileira de Tênis, cargo que ocupará por quatro anos. Ou seja, tanto para os Jogos Olímpicos quanto os Paralímpicos de Los Angeles de 2028 os resultados brasileiros estarão em seu mandato. Durante o evento da COB Expo 2025, o dirigente conversou com exclusividade com o OTD e falou do planejamento desses próximos anos.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

O tênis funciona um pouco diferente de outras modalidades olímpicas, nas quais as confederações levam os atletas para competir internacionalmente. Quando jovens tenistas migram de torneios infantis para juvenis, já buscam seus próprios patrocínios e circulam “por sua conta” nos torneios. Contudo, a CBT ainda continua os monitorando e eles permanecem com o vínculo. Principalmente, com Copa Davis, Billie Jean Cup e Jogos Olímpicos.

O dirigente antecessor de Alexandre foi Rafael Westrupp, presidente da entidade nos últimos oito anos. Em seu mandado veio a única medalha olímpica da história da modalidade para o Brasil, com o bronze de Laura Pigossi e Luisa Stefani, em Tóquio/2020. Também foi em seu segundo mandato que o país ficou próximo de faturar a primeira medalha nos Jogos Paralímpicos de Paris/2024. Assim, entre tantos desafios de gerir uma confederação, um dos principais e mais mensuráveis é o planejamento para Los Angeles/2028.

Continuidade e futuro

É inegável que o tênis brasileiro vive um momento de fortalecimento de sua imagem perante o cenário internacional. Sobretudo, com toda a expectativa criada em cima de João Fonseca, de tudo o que representa Bia Haddad e Luisa Stefani, entre outros nomes do circuito. Mas o presidente em exercício reconhece que para olhar à frente é preciso dar continuação às boas praticas de seu antecessor. “Nosso objetivo é continuarmos esse trabalho, de massificação, de fomento e de capacitação de professores. Assim como ocorre no tênis, o beach tennis e o tênis de cadeira de rodas sejam modalidades que possam dar alegrias ao povo brasileiro”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

O presidente Alexandre Farias está otimista para os próximos anos no cenário de emergir mais nomes da nova geração chegando para se tornar competitivos. Isso faz com que o dirigente tenha uma projeção alta, pensando em Jogos Olímpicos.

“Temos a Bia (Haddad) e o João (Fonseca), que já são realidades. Outras meninas como Luiza, Laura, Carol. Mas também vem surgindo as revelações da Naná e Vitória, que, com certeza, daqui quatro anos podem já estar representando o Brasil nas Olimpíadas. Além de outros tenistas no masculino também, Marcelo Melo e Rafa Matos, uma dupla muito bem posicionada no ranking mundial. Temos o Thiago Wild, o Guto (Miguel) surgindo, temos o (João Carlos) Bonini, recentemente campeão no Pan-Americano Júnior. É muito importante eles estarem disputando no circuito e não tenho dúvidas, para as Olímpiadas, teremos duas equipes muito fortes, tanto no masculino como no feminino”, assegurou o presidente.

Tênis paralímpico

Por fim, Alexandre mostrou-se atento ao tênis paralímpico brasileiro. Recentemente, Vitória Miranda foi campeã em simples e duplas em Roland Garros e Luiz Calixto foi vice-campeão de duplas no US Open. Esses dois foram lembrados pelo presidente: “Vamos acompanhar juntos no mês de novembro, no Pan, no Chile, esses paratletas. Temos a Vitória, o Luiz e outros atletas também no profissional se destacando. Estamos muito contentes com os resultados que o tênis de cadeira de rodas tem dado e podemos ter esperanças para Los Angeles”.

O post Presidente da CBT promete times fortes para Los Angeles 2028 apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre o que acontece no mundo do tênis!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original