João Fonseca bate Thiago Monteiro no Rio com Zico na torcida e trajado de rubro-negro

0
6
João Fonseca bate Thiago Monteiro no Rio com Zico na torcida e trajado de rubro-negro

O flamenguista João Fonseca contou com um torcedor ilustre em sua estreia na chave principal do Rio Open 2026 na Quadra Guga Kuerten. Sob os olhares de Zico, o carioca de 19 anos superou o cearense Thiago Monteiro em duelo pela primeira rodada do torneio trajado de rubro-negro, com uniforme preto e raquete vermelha. Terceiro cabeça de chave, o melhor tenista do Brasil no ranking da ATP, atual 38º, derrotou o compatriota por 2 sets a 0, parciais de 7/6 [1] e 6/X. Com a vaga garantida nas oitavas de final, ele enfrenta agora o peruano Ignacio Buse, algoz do, igualmente brasileiro, Igor Marcondes.

João Fonseca chegou ao Rio Open com o objetivo de reencontrar seu melhor tênis. Ele teve um início de temporada conturbado por uma lesão nas costas. Isso o tirou dos torneios de Brisbane e Adelaide. Para completar, sofreu com eliminações precoces no Australian Open e em Buenos Aires. O jovem carioca enfrentou Thiago Monteiro embalado pela vitória na primeira rodada das duplas na segunda-feira (16) ao lado de Marcelo Melo. Do outro lado estava o tenista cearense, de 31 anos e atual 208º do ranking da ATP. Ele se despediu após ter entrado na chave principal com duas vitórias no qualificatório.

Detalhes da vitória de João Fonseca

João Fonseca levou o set inicial por causa de uma atuação muito sólida nos momentos decisivos e enorme eficiência com o primeiro saque. O jovem carioca colocou 73% de primeiros serviços em quadra (24/33) e venceu 92% dos pontos quando acertou essa bola (22/24). Além disso, ele não cedeu break points ao adversário. Mesmo com Thiago Monteiro disparando mais aces (6 a 5), o carioca foi superior nas trocas quando entrou o segundo saque, ganhando 67% desses pontos contra apenas 30% do rival. O equilíbrio ao longo da parcial levou ao tie-break, mas ali o número três do Rio Open dominou completamente.

O melhor tenista brasileiro do ranking da ATP na atualidade teve sua vitória sustentada pela consistência no fundo de quadra e pela pressão constante no serviço de Thiago Monteiro, construindo liderança de forma rápida até fechar por 7-1. João Fonseca venceu a primeira parcial sendo mais agressivo que o atleta cearense, com 19 a 10 em winners, as chamadas bolas vencedoras. A segunda parcial começou com jovem nascido no Rio de Janeiro confirmando seu serviço. Na sequência, em longo game, o rival tentou de tudo para manter o saque, mas acabou quebrando, ficando 2 a 0 atrás do marcador.

Daí em diante, João Fonseca dominou o confronto contra Thiago Monteiro e fechou o segundo set por 6 a 1, decretando o 2 a 0. Assim como no primeiro, o flamenguista marcou mais pontos em bolas vencedoras, com 12 a 8. Além disso, ele foi mais sólido, com apenas cinco erros não forçados contra nove do cearense. Destaque também para a ampla superioridade em acertos em devoluções do segundo saque do rival com 78% de eficiência, deixando o derrotado com apenas 50%.

O post João Fonseca bate Thiago Monteiro no Rio com Zico na torcida e trajado de rubro-negro apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre o que acontece no mundo do tênis!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original