Guto Miguel ganha vaga na chave principal do Rio Open após desistência

0
6
Guto Miguel ganha vaga na chave principal do Rio Open após desistência

Nesta terça-feira (10), a organização do Rio Open 2026 confirmou que o goiano Luis Guto Miguel, de apenas 16 anos, disputará pela primeira vez a chave principal do ATP 500 carioca. A vaga direta foi garantida após a desistência do francês Gael Monfils, que se retirou do torneio por motivos de saúde.

Grande fase

Guto Miguel vive um grande momento. Atual número 3 do ranking juvenil, ele desembarca no Rio de Janeiro ostentando títulos recentes em Traralgon, na Austrália, e uma semifinal de US Open juvenil no currículo. O jovem, que treinou com Novak Djokovic no último Australian Open, torneio onde fez quartas de final, vê no convite a chance de acelerar sua transição para o profissional.

Viver isso em um ATP 500 e ainda tão novo é uma oportunidade única. Será uma experiência incrível“, comemorou o jovem tenista. Com o convite de Guto, o Brasil agora conta com pelo menos quatro nomes na chave principal: João Fonseca, João Lucas Reis e Thiago Seyboth Wild completam o elenco.

Em 2025, o brasileiro também foi campeão do J500 de Mérida, um dos torneios mais importantes do circuito juvenil. Já no profissional, conquistou seu primeiro ponto no ranking da ATP em 2025 e soma dois títulos de duplas em torneios ITF.

Igor Marcondes no quali

Nesse sentido, a movimentação na chave principal gerou uma notícia positiva para outro brasileiro. O convite que anteriormente pertencia a Guto no qualificatório foi repassado para Igor Marcondes.

Aos 28 anos, Marcondes vive uma fase positiva, tendo subido mais de 1.300 posições no ranking em 2025. “Nunca estive no torneio nem para ver os jogos. Receber essa oportunidade após um bom 2025 vai ser muito especial“, destacou Marcondes, que se junta a Gustavo Heide e Thiago Monteiro na fase classificatória.

Além disso, o diretor do torneio, Luiz Carvalho, reforça que a aposta em jovens como Guto segue os passos de nomes que hoje dominam o circuito, como Carlos Alcaraz e João Fonseca, que também receberam chances no Rio no início da carreira. “São decisões que fazem parte do DNA do Rio Open, de olhar para o presente, mas também para o futuro do tênis brasileiro“, explicou Carvalho.

Sobre o torneio

O Rio Open é o principal torneio de tênis da América do Sul. Realizado no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, o evento reúne grandes nomes do ranking mundial e atrai mais de 65 mil pessoas por edição ao longo dos nove dias de torneio. O SporTV é a emissora oficial do evento, transmitindo todos os jogos da quadra principal para o Brasil e mais de 140 países via ATP Media.

Assim, o torcedor brasileiro vai poder acompanhar de perto os principais nomes nacionais a partir do dia 14 de fevereiro.

O post Guto Miguel ganha vaga na chave principal do Rio Open após desistência apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre o que acontece no mundo do tênis!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original