O capitão Jaime Oncins anunciou nesta segunda-feira (5) a convocação dos cinco tenistas que vão enfrentar o Canadá pelos Qualifiers da Copa Davis nos dias 6 e 7 de fevereiro em Vancouver. A equipe não terá João Fonseca, e apenas um está entre os cinco melhores do país no ranking da ATP.
- CSA x Bahia – Copinha 2026: onde assistir e mais informações
- Corinthians x Luverdense – Copinha: onde assistir ao vivo e mais informações
- Apesar de receita recorde, Flamengo extingue canoagem e dispensa Isaquias Queiroz
- Hugo Calderano e Bruna Takahashi conhecem rivais do Champions de Doha
- Esporte de Patos x Cruzeiro – Copinha 2026: onde assistir e mais informações
Para os jogos de simples, foram chamados João Lucas Reis, 204º do ranking e terceiro melhor do país, Gustavo Heide, número 239º e sexto brasileiro na lista, além de Matheus Pucinelli, 298º e oitavo brasileiro mais bem colocado na ATP.
A dupla será formada por Fernando Romboli (39º do mundo no ranking de duplas) e Marcelo Melo (54º). A parceria é recém formada, anunciada em novembro do ano passado.
João Fonseca em Buenos Aires
“Infelizmente, desta vez não poderei contar com o João Fonseca”, comentou Jaime Oncins. A Confederação Brasileira de Tênis não informou o motivo da não convocação do 29º melhor tenista do mundo. Porém, o jogador está confirmado no ATP 250 de Buenos Aires, que começa dois dias depois da Davis. Ele é o atual campeão do torneio e defende 250 pontos.
Monteiro, Wild e Meligeni
Os outros três top 5 do país que não foram são o veterano Thiago Monteiro, Thiago Wild e Felipe Meligeni. Monteiro e Wild não atravessam um bom momento. Monteiro perdeu quase noventa posições no ranking da ATP no ano passado e hoje é apenas o 194º. Já chegou a ser 61 em 2022.
Wild foi pior ano passado e caiu da 76ª para a 217ª colocação. Disputou 25 torneios e em 18 deles perdeu na primeira partida. Fez, ainda, duas partidas pela Copa Davis e perdeu ambas.
Já Felipe Meligeni, que vinha numa boa temporada em 2025, passou por uma cirurgia sem previsão de retorno às competições. Em novembro, ele anunciou a volta aos treinos.
Estreantes
Dentre os cinco convocados, João Lucas e Romboli vão jogar a Copa Davis pela primeira vez. “O João Lucas Reis chega após um segundo semestre muito consistente e faz sua primeira convocação para a Copa Davis, enquanto o Fernando Romboli também estreia na equipe depois de um excelente ano. São oportunidades merecidas”, comentou Jaime Oncins.
“O Gustavo Heide já teve participações anteriores e superou um período difícil em 2025 por conta de lesões, encerrando o ano com um título de Challenger. O Pucinelli, que já esteve com a equipe em outras oportunidades, é um jogador que sempre contribui muito para o grupo. Na dupla, o Fernando se junta ao Marcelo Melo, que traz toda a sua experiência.”
Mais uma fora de casa
O capitão brasileiro ressaltou o fato de a seleção jogar mais uma vez como visitante. “Em oito anos como capitão, jogamos apenas três vezes no Brasil, e mais uma vez vamos competir longe de casa”, disse.
O confronto será disputado em até cinco partidas. Na sexta-feira (6), serão realizados dois jogos de simples. No sábado (7), acontecerão o jogo de duplas e mais uma partida de simples. Caso o duelo permaneça empatado após quatro jogos, a decisão será definida no quinto e último confronto de simples.
Brasil e Canadá já se enfrentaram seis vezes pela Copa Davis. O Brasil leva vantagem no retrospecto, com quatro vitórias contra duas. Os brasileiros venceram os confrontos de 1957, 1970, 2002 e 2007, incluindo um triunfo marcante por 4 a 0 no Grupo Mundial de 2002, com atuações de Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni e da dupla Guga/André Sá. O Canadá venceu os duelos de 1987 e 2003.
O post Convocação para a Copa Davis deixa de fora principais nomes do Brasil apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre o que acontece no mundo do tênis!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
