Bublik volta a reinar em Halle e regressa ao top 30

0
51
tenis portal logo

Dois anos depois, o cazaque Alexander Bublik (45.º ATP) é novamente o campeão do ATP 500 de Halle. O tenista de 28 anos concluiu, este domingo, mais uma campanha espetacular no torneio germânico com a primeira vitória da carreira sobre o russo Daniil Medvedev (11.º), com os parciais de 6-3 e 7-6(4).

Bem ao seu estilo, Bublik presenteou os espetadores com pontos recheados de nota artística. Um ténis agressivo e propício à superfície relvada, bem como um serviço potente de si só e ainda mais difícil de devolver nessas condições (11 ases) foram a receita do cazaque para finalmente levar de vencida Medvedev. O cazaque tinha perdido os primeiros seis encontros frente ao ex-número um mundial, que também assinou 11 ases e contribuiu para uma bela final.

Mais errático do que o adversário, mas também com uma capacidade de produzir winners que compensou esses mesmos erros, Bublik começou a partida a salvar um break point e aproveitou-se da única chance que teve para marcar diferenças e arrecadar a primeira partida.

No segundo set, o cazaque deixou fugir três break points antes de ter sido obrigado a salvar um set point ao serviço. O parcial decidiu-se no tiebreak e Medvedev entrou melhor, adiantou-se com 4-1 e parecia ter tudo mais do que encaminhado para forçar um terceiro parcial. Bublik, porém, agarrou-se com unhas e dentes ao desempate e venceu seis pontos consecutivos para selar o triunfo em 1h23.

Vencedor na edição de 2023, o gigante de 1,96m volta a ser rei de Halle e soma agora cinco títulos ATP em 12 finais disputadas, sendo este o primeiro título do ano e o primeiro desde Montpellier, em 2024. O triunfo vai permitir a Bublik, cujo melhor ranking da carreira é o 17.º lugar, subir 15 posições esta segunda-feira e colocar-se na 30.ª posição.

Quanto a Daniil Medvedev, esta foi a primeira final ATP jogada desde o Masters 1000 de Indian Wells, em 2024, e a segunda da carreira em Halle, onde também já tinha sido vice-campeão em 2022. O torneio germânico continua a escapar ao antigo líder da hierarquia, que tem agora um registo de 20-19 em finais no circuito principal e um regresso ao top 10 programado para esta segunda-feira com a subida ao nono lugar.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos tornar o tênis cada vez mais popular!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: João Almeida