O Australian Open 2025 já entrou para a história do tênis brasileiro. Com o início da chave principal de simples, marcada para a noite deste sábado (11), em Melbourne, o Grand Slam australiano terá a presença de três brasileiros e uma brasileira na chave principal de simples pela primeira vez em toda a Era Aberta da modalidade.
O número expressivo de brasileiros se tornou possível devido às vitórias no qualifying de João Fonseca e Thiago Monteiro. Os tenistas agora se juntam a Thiago Wild e Beatriz Haddad Maia, já classificados de acordo com os rankings ATP e WTA, respectivamente.
A Era Aberta do tênis teve início em 1968, quando os torneios Grand Slam passaram a permitir a participação de jogadores profissionais em seus torneios. Antes disso, somente atletas amadores podiam competir em Majors e outros eventos organizados pela ITF, incluindo a Copa Davis.
Leia também:
– João Fonseca faz história e se garante na chave principal do Australian Open 2025
– Australian Open 2025: veja a chave masculina completa
– Bia Haddad conhece caminho no Australian Open 2025
Além do feito inédito, esta será a maior participação do país em 22 anos no Aberto da Austrália. Em 2003, o Brasil teve a presença de cinco atletas na chave de simples masculina: Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, André Sá, Flávio Saretta e Alexandre Simoni.
A marca é celebrada pelo presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Rafael Westrupp. “Ter um número expressivo de jogadores numa competição desse porte mostra que estamos no caminho certo para desenvolver o nosso esporte. O tênis nacional vem ocupando cada vez mais espaço no mundo e gostaria de parabenizar os atletas, além de desejar um ótimo torneio a todos”, pontuou.
A delegação brasileira estará em peso na competição não apenas nas disputas individuais da categoria profissional. Somando as chaves de duplas, juvenis e do tênis em cadeira de rodas, o país terá a presença de 16 tenistas em busca dos títulos australianos.
Confira os brasileiros que vão disputar o Australian Open
Simples
Bia Haddad Maia
João Fonseca
Thiago Wild
Thiago Monteiro
Duplas
Bia Haddad
Ingrid Martins
Luisa Stefani
Marcelo Melo
Orlando Luz
Rafael Matos
Juvenil
Luis Augusto Miguel
Nauhany Silva
Pedro Dietrich
Victoria Barros
TCR
Luiz Calixto (Junior)
Vitoria Miranda (Junior)
Ymanitu Silva (Quad)
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos tornar o tênis cada vez mais popular!
Esta notícia foi originalmente publicada em Bola Amarela:
Fonte original
Autor: Bola Amarela