O Kooyong Classic de 2005

0
16
MELBOURNE, AUSTRALIA - JANUARY 15: Roger Federer (L) of Switzerland and Andy Roddick of the United States pose for a photo after the final of the 2005 Kooyong Classic at Kooyong Lawn Tennis Club January 15, 2005 in Melbourne, Australia. (Photo by Clive Brunskill/Getty Images)

Tipicamente organizado pelo Kooyong Lawn Tennis Club, o Kooyong Classic é um tradicional e prestigioso torneio independente que ao longo de sua história teve a participação de vários tenistas renomados.

Kooyong Lawn Tennis Club

O Kooyong Lawn Tennis Club foi fundado em 1892 e teve a incumbência de administrar o tênis do estado de Victória até 1980. Além de participar de competições, o clube já sediou jogos de diversas competições, entre as quais, o Aberto da Austrália, Copa Davis, Fed Cup, Victoria
Open e Aberto de Melbourne.

O Kooyong Classic não vale pontos para o Ranking Mundial da ATP ou WTA, mas oferece remuneração aos participantes convidados e é bem considerado pelos tenistas no calendário de competições, mesmo quando há a concorrência semanal de torneios com pontos para o
ranking.

Emblema do Kooyong Classic.

Geralmente, o Kooyong Classic é jogado em datas próximas do Aberto da Austrália e com condições similares, por exemplo, bola, piso e temperatura. Isso tudo representa uma boa oportunidade aos tenistas convidados, que não raramente estão entre os melhores colocados
do Ranking Mundial de Tênis.

A primeira edição do evento foi em 1988, com uma final australiana e a vitória por 2×0 (6–4 e 7–6) de Pat Cash contra Wally Masur, para se tornar o primeiro campeão da história do Kooyong Classic. O primeiro Kooyong Classic de tênis feminino foi em 1993 e também teve
uma final australiana. Rachel McQuillan venceu, na final, Nicole Provis por 2×1 (6-2, 3-6 e 7-5).

O Kooyong Classic de 2005 foi disputado de 12 a 15 de janeiro, em quadra aberta de piso duro, nas instalações do Kooyong Lawn Tennis Club, em Melbourne, na Austrália. A competição foi disputada apenas na modalidade tênis simples masculino. O diretor do torneio foi Colin Stubs.

Todos os participantes foram convidados pela organização do torneio e a definição dos cabeças de chave se baseou na posição de momento dos tenistas no Ranking Mundial de Tênis da ATP, em data bem próxima ao início do torneio.

Roger Federer, Andy Roddick, Tim Henman e Andre Agassi, nesta ordem, foram definidos como os cabeças de chave. David Nalbandian, Gastón Gaudio, Nicolás Massú e Ivan Ljubičić completaram a lista dos competidores do evento.

Da esquerda para direita, Gastón Gaudio, Roger Federer, Andy Roddick, Tim Henman, Andre Agassi, David Nalbandian e Nicolas Massu na conferência de apresentação do torneio. Getty Images, William West e AFP

Na semana de 10 de janeiro de 2005, Federer era o líder do Ranking Mundial de tênis simples da ATP, Roddick estava na segunda posição, Henman era o sétimo, Agassi o oitavo, Nalbandian o nono, Gaudio o décimo, Massú ocupava a 18º posição e Ljubičić era o 22º colocado.

Na quarta-feira, dia 12 de janeiro, houve os jogos das quartas de final.

Andre Agassi, dos Estados Unidos, venceu Nicolás Massú, do Chile, por 2×0 (6-1 e 7-6), Roger Federer, da Suíça, venceu Gastón Gaudio, da Argentina, por 2×1 (5-7, 6-1 e 6-4), Tim Henman, do Reino Unido, venceu David Nalbandian, da Argentina, por 2×0 (6-1 e 7-5) e Andy Roddick,
dos Estados Unidos, venceu Ivan Ljubičić, da Croácia, por 2×0 (6-1 e 6-4).

Andre Agassi no jogo contra Tim Henman. Getty Images, William West e AFP

Os vencedores dos jogos se classificaram às semifinais, enquanto os demais tenistas passaram a disputar as posições abaixo do quarto lugar.

No dia 13 de janeiro, pela primeira fase eliminatória dos playoffs que valiam a quinta posição, David Nalbandian venceu Gastón Gaudio por 2×0 (6-3 e 6-1) e Nicolás Massú (CHI) venceu Ivan Ljubičić por 2×0 (6-4 e 6-4).

A quadra principal do Kooyong Lawn Tennis Club, o Kooyong Stadium, no dia 13/01/2005. Getty Images, Fairfax Media e Ray Kennedy

Nalbandian e Massú se classificaram para disputar a quinta posição, enquanto para Gaudio e Ljubičić restou disputar a sétima posição do torneio.

Pelas semifinais, o primeiro jogo foi no dia 13 de janeiro e Andy Roddick venceu Andre Agassi, que precisou abandonar a partida quando o placar estava 6-5 para Roddick no primeiro set.

Na segunda semifinal, jogada no dia 14 de janeiro, Roger Federer venceu Tim Henman por 2×0 (6-4 e 6-2).

Também no dia 14 de janeiro, pela disputa do quinto lugar, aconteceu outro abandono de jogo no torneio. Nicolás Massú precisou abandonar a partida no segundo set, quando o placar estava favorável para David Nalbandian em 6-4 e 2-1.

Já na decisão da sétima posição, na outra partida de sexta-feira, Ivan Ljubičić venceu Gastón Gaudio por 2×0 (6-4 e 6-4).

No sábado, dia 15 de janeiro, foram definidas as quatro primeiras posições da competição.

Na disputa do terceiro lugar, Tim Henman venceu Andre Agassi por 2×1 (6-3, 6-7 e 7-5).

Na final, em jogo com duração de uma hora e seis minutos, Roger Federer venceu Andy Roddick por 2×0 (6-4 e 7-5) e se tornou campeão do Kooyong Classic de 2005.

Roger Federer no jogo contra Andy Roddick. Getty Images e Clive Brunskill
Andy Roddick rebate a bola com um backhand na final com Federer. Getty Images e Clive Brunskill

Esta foi a primeira das duas vezes em que Federer foi campeão do torneio. O suíço também foi campeão em 2009 e ainda vice-campeão em 2007. Entre os demais participantes da edição de 2005, Nalbandian disputou o torneio como o vigente campeão de 2004, Andy Roddick, além do
vice-campeonato de 2005, foi campeão em 2006, 2007 e 2008, enquanto Andre Agassi foi campeão em 2000, 2001, 2003 e vice-campeão em 1998, 2002 e 2004.

Roger Federer e Andy Roddick na premiação do Kooyong Classic de 2005. Créditos: Getty Images e Clive Brunskill

Classificação final do Kooyong Classic de 2005 :
Campeão…….Roger Federer
Vicê-campeão..Andy Roddick
3º colocado…Tim Henman
4º colocado…Andre Agassi
5º colocado…David Nalbandian
6º colocado…Nicolás Massú7º colocado…Ivan Ljubičić
8º colocado…Gastón Gaudio

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here