Os brasileiros Luisa Stefani e Rafael Matos disputam, na noite desta quinta-feira (26), às 22h (de Brasília), a decisão do Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada. Luisa e Rafael enfrentam a dupla indiana formada por Sania Mirza e Rohan Bopanna, na quadra central Rod Laver Arena.
Eles tentam ser a primeira dupla totalmente brasileira a ganhar um título Grand Slam na história. Até hoje apenas uma parceria fez final, em Roland Garros em 1982 com Claudia Monteiro e Cássio Motta. Gustavo Kuerten, Thomaz Koch, Maria Esther Bueno, Bruno Soares e Marcelo Melo são os cinco tenistas brasileiros com títulos em simples, duplas masculina e feminina e mistas com títulos profissionais na história do Brasil.
Luisa e Matos somam seis vitórias em seis partidas juntos, todos nesta temporada. Foram duas na United Cup em Brisbane e quatro no Australian Open. Nas semifinais, contra os australianos Gadecki e Polmans, os brasileiros chegaram a salvar um match point.
Stefani e Matos felizes com final do Australian Open após “jogo duro”
Mirza se despede de Slams
Mirza, ex-top 30 de simples e número 1 do mundo de duplas, disputa em Melbourne seu último Slam. Ela encerra sua carreira no próximo mês, no WTA 1000 de Dubai. A indiana está atrás de seu sétimo título do Grand Slam – ela tem três nas duplas femininas e três nas mistas. Está é a primeira vez que está numa final ao lado de Bopanna.
Bopanna, por outro lado, joga sua terceira final de Major. Ele foi vice do US Open 2010, em duplas masculinas, e campeão das mistas em Roland Garros 2017.
Caminho até a final
Luisa Stefani / Rafael Matos
R1: 2-0 vs Han/Zhang
R2: 2-0 vs Mattek-Sands/Pavic
QF: 2-0 vs Cabrera/Smith
SF: 2-1 vs Gadecki/Polmans
Sania Mirza / Rohan Bopanna
R1: 2-0 vs Forulis/Saville
R2: 2-0 vs Ninomiya/Behar
QF: W.O. vs Ostapenko/Vega Hernández
SF: 2-1 vs Krawczyk/Skupski
Onde acompanhar
A final de duplas mistas do Australian Open, entre Stefani/Matos e Mirza/Bopanna terá transmissão da ESPN 2 e do Star+. O Bola Amarela acompanha o jogo em tempo real.