Jelena Ostapenko é uma das tenistas mais imprevisíveis do circuito feminino. Nunca se sabe muito bem o que esperar dela mas, desta feita, a letã mostrou a sua melhor versão para carimbar o passaporte rumo aos quartos-de-final do Australian Open, sendo esta a primeira vez desde 2018 — quarta no total — que chega a esta fase de um torneio do Grand Slam.
Pelo caminho ficou a jovem Coco Gauff (7.ª), que não conseguiu aproveitar as oportunidades que teve num encontro que ficou escrito com os parciais 7-5 e 6-3, ao cabo de pouco mais de uma hora e meia. A norte-americana até quebrou primeiro, mas sofreu o contra-break de imediato. Seguiram-se seis break points desperdiçados na primeira partida e ainda mais outro a abrir o segundo parcial, enquanto Ostapenko aproveitou os três que teve nas mãos.
It’s the best #AusOpen of @JelenaOstapenk8‘s career!@wwos • @espn • @eurosport • @wowowtennis • #AO2023 pic.twitter.com/rZnhtV87ZN
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 22, 2023
Desta forma, Ostapenko. a 17.ª do ranking, mantém o seu sonho em Melbourne Park vivo, indo agora defrontar a cazaque Elena Rybakina, responsável pela eliminação de Iga Swiatek.