Jiri Lehecka começou a temporada como um dos jogadores a seguir. E só precisou do primeiro mês do ano para validar todas as expectativas que foi criando. É que o checo de 21 anos, atual número 71 do ranking ATP, brilhou para derrubar a resistência e o sonho de Cameron Norrie (12.º) a caminho dos oitavos-de-final do Australian Open, isto depois de ter entrado na prova sem nunca ter vencido um encontro no quadro principal de um Grand Slam.
O checo — que vem à Maia defrontar Portugal no playoff das Davis Cup Finals — resistiu com os parciais 6-7(8), 6-3, 3-6, 6-1 e 6-4, ao cabo de 3h15. Lehecka mostrou muito qualidade, mas também frieza mental para sair de várias situações tensas, com destaque natural para a desvantagem de dois sets a um diante de um dos tenistas com mais ritmo e em melhor forma neste arranque de temporada.
Norrie, que alimentava muitas expectativas neste Australian Open, foi assistido ao joelho esquerdo a certa altura no quinto set, mas isso não retira um pingo de mérito a Lehecka, que acabou mesmo por confirmar um dos triunfos mais especiais da sua carreira até ao momento, sendo que já está provisoriamente no top 50.
E o que se segue? Um duelo com Felix Auger-Aliassime. O número sete mundial bateu Francisco Cerundolo (29.º) com naturalidade, mesmo em quatro sets, por 6-1, 3-6, 6-1 e 6-4. Basta ver que o canadiano criou 20 (!) pontos de break, tendo aproveitado seis para marcar o seu lugar nos ‘oitavos’. Está a uma ronda de igualar o seu melhor resultado da carreira em Melbourne Park.
Felix forges a path to the fourth round!
The 🇨🇦 moves on 6-1 3-6 6-1 6-4@felixtennis • #AusOpen • #AO2023 pic.twitter.com/1iOGqx0BhS
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 20, 2023