Marketa Vondrousova fez questão de surfar a onda de surpresas numa jornada louca no Australian Open e fez as malas de Ons Jabeur, segunda cabeça-de-série e número dois do ranking mundial feminino. A checa, hoje em dia 86.º do Mundo — já foi 14.ª –, sabia que tinha uma oportunidade de ouro tendo em conta as limitações físicas da tunisina, que tem sofrido com uma lesão num joelho, e aproveitou da melhor maneira.
Vondrousova, que tem como melhor resultado em Melbourne os oitavos-de-final em 2021, triunfou com os parciais 6-1, 5-7 e 6-1, num duelo em que Jabeur fez tudo o que conseguia para lutar. Ao ponto de ter inventado uma forma de conquistar a segunda partida. No entanto, as forças acabaram-se no terceiro parcial, onde cedeu de forma clara diante da esquerdina, que aumenta o contingente checo na terceira ronda. Aliás, Vondrousova vai mesmo defrontar uma compatriota na luta por uma vaga nos oitavos-de-final. Trata-se da jovem estrela Linda Fruhvirtova, de apenas 17 anos.
Markéta’s moment!
The Czech ousts Ons Jabeur in three, 6-1 5-7 6-1
This crazy, wild, wonderful day just keeps on keeping on.#AusOpen • #AO2023 pic.twitter.com/tlUT024qeW
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 19, 2023
Quem também seguiu em frente foi Belinda Bencic. A número 10 do Mundo complicou um pouco mais do que se esperava diante de Claire Liu (62.º), mas encontrou forma de ultrapassar a norte-americana com os parciais 7-6(3) e 6-3. A candidatura ao título segue diante de Camila Giorgi.