Rafael Nadal, número dois do Mundo e campeão em título do Australian Open, viu esta quarta-feira a busca por um 23.º título de Grand Slam terminar da pior maneira possível, ao ser eliminado na segunda ronda do primeiro Major de 2023, num encontro marcado por uma lesão nos adutores sentida na reta final do segundo set, numa altura em que apesar de já estar a perder parecia estar a tentar iniciar uma recuperação.
O espanhol de 36 anos, primeiro cabeça-de-série em Melbourne, optou por não desistir, mas acabou derrotado de forma clara pelo norte-americano Mackenzie McDonald, número 65 ATP, por 6-4, 6-4 e 7-5, em 2h32 de encontro. Depois de entrar muito mal no encontro e de ter ameaçado a recuperação a meio do segundo set, Nadal sentiu uma lesão ao correr para uma direita no início do oitavo jogo da segunda partida. Pediu assistência médica fora de court a 4-6, 3-5, mas nunca mais conseguiu correr, nem baixar-se em condições.
Nadal ainda questionou a equipa técnica sobre se deveria desistir, mas decidiu continuar em busca de um milagre… que não apareceu.
[VÍDEO] Lesão deixa mulher de Nadal em lágrimas e toda a equipa muito preocupada
Mission accomplished for @mackiemacster 🇺🇸
The impressive American has beaten Nadal 6-4 6-4 7-5. @wwos • @espn • @eurosport • @wowowtennis • #AusOpen • #AO2023 pic.twitter.com/fkaTpk11te
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 18, 2023
Ainda que não da maneira ideal, McDonald alcança a maior vitória da carreira e avança para a terceira ronda em Melbourne, onde vai defrontar o vencedor do encontro entre Yoshihito Nishioka e Dalibor Svrcina.