Carlos Alcaraz tornou-se no mais jovem de sempre a acabar uma época na liderança do ranking ATP, mesmo que tenha tido de esperar até ao último torneio para ter essa confirmação. A verdade é que o jovem espanhol de 19 anos vai entrar em 2023 como número um do Mundo, sendo que já se sabe quando é que será a primeira vez que terá o lugar no trono ameaçado.
Com 800 pontos de vantagem face a Rafael Nadal, Alcaraz está a salvo do que o seu experiente compatriota fizer na United Cup, uma vez que cada jogador só pode conseguir um máximo de 500 pontos nessa competição. Tendo isso em conta, o momento em que ficará ameaçado será no Australian Open, mas não por Nadal, já que estamos a falar do campeão em título.
Aí poderá ficar à mercê de Casper Ruud, Stefanos Tsitsipas e Novak Djokovic, mas ninguém o irá tirar do topo até ao dia 16 de janeiro. Quer isso dizer que Alcaraz estará pelo menos 19 semanas na frente do ranking ATP, o que fará com que suba ao 17.º lugar da lista de líderes, superando as 16 semanas de Daniil Medvedev.