João Sousa, número um nacional, falhou este domingo o acesso ao quadro principal do ATP 500 de Viena, depois de perder frente ao japonês Yoshihito Nishioka.
O tenista português até começou bem mas acabou por ceder com os parciais de 6-4 e 6-4, após 1h25 minutos de jogo.
Sousa foi o primeiro jogador a dispor de um break point no encontro – aconteceu logo ao segundo jogo do set inaugural -, nos seus primeiros quatro jogos de serviço cedeu apenas quatro pontos, no entanto, com 4-4 no marcador, Nishioka passou para a frente do marcador na única oportunidade de break que teve no primeiro set.
Na segunda partida, o português voltou a ser o primeiro a ter chances de quebrar o saque do adversário, desta vez duas (outra vez ao segundo jogo), ainda assim, voltou a não conseguir aproveitar. Quem teve eficácia total foi Nishioka, que no jogo seguinte passou para a frente do parcial e nunca mais perdeu a vantagem até ao final.
João Sousa ainda tem a esperança de entrar com o estatuto de lucky loser, ainda assim, as possibilidades de isso acontecer são muito remotas.
Caso se confirme esse cenário, segue-se o ATP 1000 de Paris, prova onde também terá de passar pela fase de qualificação e que vai marcar o final de temporada do maior tenista português de todos os tempos.