É um dia histórico para o ténis chinês. Zhizhen Zhang, tenista de 26 anos, alcançou um momento que jamais se vai esquecer, ao garantir a entrada no top 100 mundial, tornando-se no primeiro chinês a alcançar este feito.
Zhang, que entrou na semana no 109.º posto do ranking, qualificou-se para os quartos de final do ATP 250 de Nápoles, depois de ter ultrapassado uma jornada dupla provocada pelo caos que se vive na cidade italiana.
Primeiro, no encontro referente à ronda inaugural, Zhang derrotou o húngaro Marton Fucsovics com os parciais de 6-4 e 7-6(8), após 1h50 minutos. O chinês ficava, por isso, a uma vitória de se estrear na elite dos 100 melhores e foi isso que fez horas depois frente a Sebastian Baez.
Num final dramático, o chinês triunfou com os parciais de 7-6(5) e 7-6(12), em 2h10 minutos, num jogo onde acusou (e muito) a pressão no final. Serviu para fechar com 6-5 – permitiu o break – e no tie-break decisivo só conseguiu confirmar a vitória ao quinto match point – pelo caminho ainda salvou dois set points.
Nos quartos de final, Zhang vai enfrentar o vencedor do duelo entre Mackenzie McDonald e Roberto Bautista Agut.