Elena Rybakina, campeã de Wimbledon mas apenas no 24.º posto do ranking WTA precisamente pelo facto de o Grand Slam inglês não ter atribuído pontos em 2022, garantiu esta terça-feira uma boa vitória no seu primeiro encontro no WTA 1000 de Guadalajara, ao qualificar-se para a segunda ronda da prova mexicana com um triunfo sobre a checa Karolina Pliskova, ex-número um do Mundo e 20.ª WTA, por 7-6(5) e 6-2, depois de ter estado a perder por 3-5 no primeiro set.
A cazaque mantém-se na luta pela qualificação para as WTA Finals (precisa de ser campeã em Guadalajara) só que agora tem mais um desafio muito difícil na segunda ronda: a norte-americana Jessica Pegula, número cinco do Mundo e já qualificada para Fort Worth (em singulares e pares).
La campeona de @Wimbledon dice presente en Guadalajara.
¡Nos vemos en segunda ronda, Elena Rybakina 🇰🇿!#WTA #GDLOPENAKRON #WTA1000 #Somos1000 pic.twitter.com/ebqLXKgohf
— GDL OPEN AKRON WTA1000 (@WTAGuadalajara) October 18, 2022
Quem já não está na luta pelas WTA Finals… é Petra Kvitova. A checa, número 21 do Mundo, caiu já na segunda ronda diante da canadiana Bianca Andreescu (57.ª), num duelo de campeãs de Grand Slam que prometia, por 3-6, 6-2 e 6-0, colapsando por completo nos dois últimos sets, nos quais não conseguiu ganhar o seu jogo de serviço… uma única vez.