O croata Borna Coric, que surpreendeu ao se sagrar campeão do Masters 1000 de Cincinnati no mês passado, foi eliminado na segunda rodada do US Open, nesta quinta-feira, em Nova York, pelo jovem americano Jenson Brooksby. O tenista da Croácia, 29º no ranking da ATP, perdeu para o local, atual número 43 do mundo, por 3 sets a 0 – parciais de 6/4, 7/6 (12/10) e 6/1, após 3 horas e 6 minutos.
Há duas semanas, o croata havia ressuscitado a sua carreira ao conquistar seu primeiro título de Masters 1000 em uma semana dos sonhos em Cincinnati, onde eliminou o espanhol Rafael Nadal e derrotou o grego Stefanos Tsitipas na final.
Back-to-back #USOpen Round 3 appearances for Jenson Brooksby pic.twitter.com/ZuBV3ktM5F
— US Open Tennis (@usopen) September 1, 2022
Coric, recuperado da lesão no ombro que o atormentava nos últimos anos, se sagrou campeão com a classificação mais baixa do mundo (152º lugar) na história do Masters 1000.
Por sua vez, Brooksby, que chegou às oitavas de final do US Open em 2021, será o adversário na terceira rodada do espanhol Carlos Alcaraz, cabeça de chave número 3, que bateu o argentino Federico Coria por 3 sets a 0 – com parciais de 6/2, 6/1 e 7/5.
Feminino
A espanhola Paula Badosa, quarta cabeça de chave, foi eliminada nesta quinta-feira pela croata Petra Martic. A quarta colocada no ranking da WTA deixou escapar uma vantagem de um set a seu favor e acabou perdendo para a atual número 54 do mundo por 2 a 1 – com parciais de 6/7 (5/7), 6/1 e 6/2, na quadra 17 do complexo de Flushing Meadows.
No set decisivo, a espanhola definhou depois de mandar um backhand acessível para a rede quando teve uma chance de quebra no segundo game. No seguinte foi Martic quem quebrou o saque, levando uma vantagem já irrecuperável para Badosa.
Serve of the Day on match point?
Petra Martic scores the upset over No. 4 Badosa! @Heineken | #USOpen pic.twitter.com/in0LZknwUK
— US Open Tennis (@usopen) September 1, 2022
A espanhola, que fechou um ano decepcionante nos torneios do Grand Slam, já havia evitado por pouco a eliminação em sua estreia em Nova York contra a ucraniana Lesia Tsurenko, 87ª do mundo.
Martic vai enfrentar a belorussa Victoria Azarenka, que mais cedo venceu a ucraniana Marta Kostyuk em dois sets e se classificou para a terceira rodada. A tenista de Belarus, de 33 anos, derrotou a rival de 20 com parciais de 6/2 e 6/3.
Também mais cedo, a polonesa Iga Swiatek, número 1 do mundo, conseguiu uma vitória retumbante diante da americana Sloane Stephens, vencedora do US Open em 2017. A líder do ranking ganhou por 2 sets a 0 – com parciais de 6/3 e 6/2, após 1 hora e 14 minutos de um jogo arrebatador.
“Estou feliz com meu nível de concentração”, disse Swiatek sobre a sua primeira partida na quadra central em Flushing Meadows, a maior do mundo. “Tentei manter a mesma motivação de quando jogo nas outras quadras. Mas é um sonho estar aqui, na quadra e não nas arquibancadas, onde assisti Serena (Williams) e Karolina Pliskova jogarem quando eu era juvenil”, lembrou ela.
Swiatek, bicampeã de Roland Garros (2020 e 2022), avançou tranquilamente por enquanto em um torneio em que nunca passou das oitavas de final. A polonesa terá uma nova oportunidade nesse caso vença a americana Lauren Davis, número 105 do ranking, na terceira rodada.
O post Após vencer o Masters 1000 de Cincinnati, Coric é eliminado na segunda rodada do US Open apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.