O US Open de 2022 vai ficar cravado na história do ténis português. É que João Sousa e Nuno Borges ambos garantiram o seu lugar na segunda ronda do Grand Slam norte-americano, pelo que algo inédito aconteceu. Nunca antes houve dois portugueses na segunda eliminatória do mesmo Major masculino, mas Sousa e Borges trataram de resolver o assunto.
Sousa ultrapassou Mackenzie McDonald, ao passo que Borges deixou pelo caminho Ben Shelton — curiosamente, Portugal levou a melhor nesta mini eliminatória da Taça Davis –, pisando terrenos desconhecidos na história do ténis português.
No entanto, é preciso referir o facto de algo deste tipo já ter acontecido mas cruzando o torneio masculino com o feminino. Em 2009, Michelle Larcher de Brito e Rui Machado ambos avançaram em Roland Garros, enquanto Maria João Koehler e Fred Gil o fizeram no Australian Open de 2013. Nesse mesmo ano de 2013, mas no US Open, João Sousa e Michelle Larcher de Brito avançaram em Nova Iorque.
Agora resta esperar para ver se João Sousa e Nuno Borges conseguem continuar a sonhar no US Open, com os compromissos da segunda ronda com Cameron Norrie e Yibing Wu, respetivamente.