Carlos Alcaraz está, pela primeira vez na carreira, a defender um título ATP. Essa responsabilidade surge no ATP 250 de Umag, onde já ultrapassou o primeiro obstáculo, garantindo um lugar nos quartos-de-final. Mas o jovem espanhol de 19 anos olhou além do que se passa na Croácia e colocou os olhos no seu grande objetivo em termos de ranking, numa altura que é o 5.º da hierarquia mundial masculina.
DE VOLTA A UMAG
Pensei muito antes de prometer voltar e, por sorte, este ano pude cumprir. Não sei se vou repetir a promessa este ano. Primeiro quero ganhar o torneio e depois logo se vê.
OBJETIVO DE LIDERAR O RANKING
Considero que já ultrapassei uma etapa e agora começa outra. Nesta, vejo que tenho quatro jogadores à minha frente e que tenho de ultrapassar para cumprir o meu grande objetivo, que é ser número um do Mundo. Vou trabalhar muito para o conseguir.
DESAFIO NOS GRAND SLAMS
Ao enfrentar o desafio que são os Grand Slams, o aspeto fundamental é o mental porque para lidar com um encontro de quatro ou cinco horas há que estar muito preparado. Acho que não estava no meu melhor momento nesse aspeto concreto e não soube lidar com a pressão e os nervos.
Alcaraz inicia primeira defesa de título da carreira com triunfo confortável