Embora tenha disputado no sábado a final de Wimbledon, a tenista tunisiana Ons Jabeur caiu três posições no ranking da WTA, divulgado nesta segunda-feira, e agora é a número 5 do mundo.
Tanto a WTA, que administra o circuito profissional feminino de tênis, como a ATP, responsável pelo masculino, decidiram não distribuir pontos de classificação pelo torneio londrino, cuja organização excluiu russos e bielorrussos por conta da invasão à Ucrânia.
Desta forma, Jabeur, a primeira tenista árabe a disputar uma final de Grand Slam, perdeu os 430 pontos que conseguiu ao chegar às quartas de final de Wimbledon no ano passado.
No sábado, a tunisiana foi derrotada na final pela cazaque Elena Rybakina, nascida e criada na Rússia, que também não subiu no ranking depois de sua conquista e se manteve na 23ª colocação.
A polonesa Iga Swiatek continua no topo da classificação com folga, seguida pela estoniana Anett Kontaveit, que subiu um posto. A grega Maria Sakkari também ganhou duas posições e agora é número 3, enquanto a espanhola Paula Badosa se manteve na quarta posição.
A brasileira mais bem colocada no ranking é a paulista Bia Haddad, que subiu três posições em relação à classificação anterior e agora figura na 25ª posição do ranking, apesar de ter sido eliminada na primeira rodada de Wimbledon.
O post Finalista de Wimbledon, Ons Jabeur cai três posições no ranking da WTA apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.