A poucos dias de regressar ao topo do ranking ATP, Daniil Medvedev estreou-se em relva esta temporada com uma boa vitória. A defrontar o francês Gilles Simon (134.º), que está na derradeira época da sua carreira, o russo ainda sentiu dificuldades no primeiro set, antes de disparar no marcador para se colocar nos quartos-de-final em ‘s-Hertogenbosch.
Medvedev triunfou com os parciais 7-5 e 6-4, mas a verdade é que facilmente podia ter deixado fugir a primeira partida. O veterano Simon teve vantagem de 5-2 e desperdiçou três set points (dois a 5-2 e um a 5-3, no seu serviço), antes de ver Medvedev disparar para cinco jogos seguidos e fechar o parcial. Já na segunda partida, Medvedev mostrou-se sólido e confirmou o acesso aos ‘quartos’ onde vai defrontar Ilya Ivashka.
Quem foi vítima de uma enorme surpresa foi Taylor Fritz. O número 14 do ranking ATP parecia estar a controlar o duelo com o holandês Tim van Rijthoven (205.º), mas o tenista da casa virou de forma sensacional para somar um enorme triunfo com os parciais 6-7(9), 7-5 e 6-4. Segue-se Hugo Gaston, que também deu a volta a Jenson Brooksby.
Entre os outros resultados do dia, nota ainda para o triunfo de Felix Auger-Aliassime (9.º), que resistiu com os parciais 7-6(2) e 7-6(5), frente a Tallon Griekspoor (56.º), num encontro em que nem sequer conseguiu criar break points. Certo é que jogou o suficiente nos momentos decisivos para se destacar rumo aos ‘quartos’, onde espera por Karen Khachanov ou Kamil Majchrzak.
Brandon Nakashima (bateu Sam Querrey), Adrian Mannarino (superou Alex de Minaur) e Ilya Ivashka (derrotou Emil Ruusuvuori) foram os outros vencedores do dia.