Portugal só teve motivos para festejar nesta segunda-feira em Roland Garros. É que Gastão Elias fechou um dia perfeito na primeira ronda do qualifying, ao juntar-se a Nuno Borges e Pedro Sousa na segunda ronda da fase de qualificação para o Grand Slam francês. O número 157 do ranking ATP teve de mostrar espírito de sacrifício e conseguiu uma reviravolta incrível para levar a melhor sobre Nicolás Kicker em Paris.
O lourinhanense, que já ultrapassou o qualifying de Roland Garros em 2014 e 2015, triunfou com os parciais 6-4, 6-7(5) e 7-5, ao cabo de 3h20, num duelo que podia ter fechado de forma bastante mais tranquila. É que Elias viu-se a comandar com 5-1 no tie-break, antes de ter uma súbita quebra de rendimento, conjugada com a subida de nível de Kicker, que empurrou a decisão para uma terceira e decisiva partida.
Certo é que Gastão Elias recuperou a concentração e resolveu a questão no terceiro parcial, depois de ter estado a perder por… 5-2! Mas o lourinhanense reagiu em grande estilo com cinco jogos seguidos e garantiu o acesso à segunda ronda do qualifying. O português vai agora medir forças com o espanhol Bernabé Zapata Miralles (133.º ATP e 8.º favorito), que bateu facilmente o israelita Dudi Sela (456.º).
Nuno Borges estreia-se em Grand Slams com boa vitória no qualy de Roland Garros
Pedro Sousa volta a ganhar em Roland Garros num encontro para a história