Rafa Nadal, número quatro mundial, foi esta quinta-feira eliminado nos oitavos de final do ATP 1000 de Roma, falhando assim a defesa do título alcançado na temporada passada.
O tenista espanhol, dez vezes campeão no torneio italiano, começou de forma arrasadora mas acabou por perder para Denis Shapovalov com os parciais de 1-6, 7-5 e 6-2, após 2h40 minutos de jogo.
Ainda assim, mais do que a derrota, houve outro fator que pode ser bem mais preocupante para o futuro próximo (por outras palavras: Roland Garros). É que Nadal, principalmente no terceiro set, demonstrou claras limitações físicas, tendo coxeado por diversas versas e demonstrado várias expressões de dor.
As limitações serão, ao que tudo indica, no pé onde Rafa esteve lesionado durante meses e que o obrigou a terminar de forma prematura a temporada de 2021.
Montreal 🤝 Rome@denis_shapo outlasts Nadal in three sets to reach the quarter-finals at #IBI22 pic.twitter.com/TJjCrHHyUB
— Tennis TV (@TennisTV) May 12, 2022
Com esta derrota, Nadal perde os pontos referentes ao título e vai descer para o quinto lugar do ranking ATP. Quanto ao eventual problema físico, o próprio deverá dar mais novidades nas próprias horas.
Get well soon and hope to see you in Paris, @RafaelNadal 🧡#IBI22 pic.twitter.com/1eSNnrAwCU
— Tennis TV (@TennisTV) May 12, 2022
Quanto a Shapovalov que, diga-se, jogou a um grande nível, vai defrontar nos quartos de final o noruguês Casper Ruud, que venceu o norte-americano Jenson Brooksby por 6-3 e 6-4.