Primeiro dia de quadro principal no WTA 1000 de Madrid e já há muito a acontecer. O grande destaque vai naturalmente para o facto de a campeã em título ter caído logo no primeiro obstáculo, somando mais uma desilusão. Falamos de Aryna Sabalenka, número quatro mundial, que saiu vergada à potência de Amanda Anisimova (33.ª), com os parciais 6-2, 3-6 e 6-4. Desta forma, Sabalenka vai cair pelo menos para o 7.º lugar por não lograr defender o troféu na terra batida espanhola.
Quem entrou sem dúvidas foi Paula Badosa. A ostentar o estatuto de número dois pela primeira vez na carreira — e logo a jogar em casa –, a espanhola assinou uma exibição limpa para arrasar Veronika Kudermetova (25.ª), por 6-3 e 6-0 em pouco mais de uma hora. Espera-se agora um duelo absolutamente fantástico na segunda ronda, uma vez que Badosa vai medir forças nada mais, nada menos, do que com Simona Halep.
Entre as outras vencedoras do dia, nota de destaque para a grande exibição de Coco Gauff. A jovem norte-americana de 18 anos, número 16 do Mundo, despachou Anna Karolina Schmiedlova, com os claros parciais 6-0 e 6-2, juntando-se ao elenco da segunda ronda, tal como Ons Jabeur, Victoria Azarenka ou Belinda Bencic. Por outro lado, Karolina Pliskova voltou a mostrar-se longe do seu melhor e foi eliminada por Marie Bouzkova, enquanto Jelena Ostapenko foi surpreendida por Ekaterina Alexandrova.