Nuno Borges está nas meias-finais de um Challenger pela quarta vez esta temporada. Mas esta tarefa parecia especialmente difícil de alcançar em Barletta, uma vez que o número dois nacional estava a sentir muitas dificuldades diante de Luciano Darderi. Chegou ao ponto de enfrentar um match point, mas o maiato resistiu e acabou a arrasar!
Borges venceu com os parciais 1-6, 7-6(4) e 6-1, em 2h11, sendo que passou por vários momentos de aperto no segundo set. Esse foi o momento em que se agarrou ao encontro, salvou pontos de break e, mais do que isso, apagou um match point quando servia para forçar o tie-break. No desempate, mostrou-se mais forte e no terceiro set não deu a mínima hipótese ao 302.º do ranking ATP.
Desta maneira, o número 149 da hierarquia mundial masculina alcança as ‘meias’ e vai à procura de alcançar a segunda final do ano, isto depois de se ter sagrado vice-campeão em Roseto degli Abruzzi. Para lá chegar, terá de ultrapassar Zdenek Kolar (141.º), que bateu Jelle Sels (271.º), por 5-7, 7-5 e 6-1.