As irmãs Francisca Jorge e Matilde Jorge qualificaram-se, esta sexta-feira, para a final de pares do Magnesium-K Active Ladies Open, no qual procuram o primeiro título enquanto parceiras no circuito internacional. Em singulares há duas italianas entre as semifinalistas do torneio de 25.000 dólares que é organizado pela Federação Portuguesa de Ténis e o Clube Escola de Ténis de Oeiras (CETO) com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.
Quartas cabeças de série, as jovens vimaranenses lideravam por 6-4, 2-3 quando as romenas Miriam Bianca Bulgaru e Georgia Andreea Craciun desistiram, por lesão da segunda (dor abdominal).
Francisca Jorge (21 anos) e Matilde Jorge (18 anos) estrearam-se lado a lado em finais de pares no circuito internacional em outubro, terminando o Loulé Open como vice-campeãs. Este sábado, no Magnesium-K Active Ladies Open, terão mais uma oportunidade de conquistar o primeiro título enquanto parceiras, que a confirmar-se será o oitavo título para a mais velha e o terceiro para a mais nova.
“Estivemos bastante bem. O encontro foi equilibrado desde o início, porque elas complementam-se muito bem, mas estivemos sem bem, unidas e no segundo set reagimos a tempo”, considerou Francisca Jorge, apontando à recuperação do break sofrido logo no arranque do segundo parcial como a chave para cortar a recuperação ameaçada pelas romenas.
“Hoje estivemos a um bom nível e conseguimos alcançar a nossa segunda final juntas nestes torneios. Amanhã vamos dar o nosso melhor para tentarmos conquistar o primeiro título”, acrescentou Matilde Jorge.
Na final, marcada para 12h, as tenistas portuguesas vão medir forças com as espanholas Jessica Bouzas Maneiro e Guiomar Maristany Zuleta de Reales, que afastaram Martina Di Giuseppe e Giulia Gatto-Monticone, de Itália, por 6-2 e 6-4.
Nos singulares, as meias-finais vão contar com três das cabeças de série. A mais cotada das protagonistas é Katharina Gerlach, número 223 mundial e terceira favorita, que inaugurou a jornada a derrotar a espanhola Jessica Bouzas Maneiro (327.ª) em duas partidas, com 6-1 e 6-4.
A alemã vai defrontar Diana Shnaider. Com 18 anos e ainda com muitas ambições no circuito mundial de juniores (depois de dois títulos do Grand Slam em pares, em Wimbledon e no Australian Open, quer aproveitar o derradeiro ano para conquistar o primeiro troféu em singulares), mas já 693.ª classificada na hierarquia mundial, a jovem colocou um travão na participação da qualifier Lucia Cortez Llorca (757.ª) ao triunfar por 6-4 e 6-1.
A segunda meia-final será discutida em italiano: Giulia Gatto-Monticone, quarta cabeça de série fruto do 289.º lugar no ranking, sobreviveu a uma longa batalha com Iryna Shymanovich (271.ª e quinta favorita) para triunfar por 6-4, 6-7(0) e 6-4; Martina Di Giuseppe (286.ª), a sétima favorita, também precisou de três partidas para seguir em frente, derrotando Yuliya Hatouka (215.ª WTA e segunda cabeça de série) por 6-4, 2-6 e 6-2.