Gonçalo Oliveira, número 274 do ranking ATP, deixou tudo em campo na segunda ronda do Challenger de San Luís Potosi, mas isso não foi suficiente para garantir os primeiros quartos-de-final da temporada num torneio desta categoria. O portuense deixou tudo em campo numa batalha de quase três horas, mas acabou mesmo por não resistir ao argentino Renzo Olivo (192.º).
Diante de um antigo top 80, que defende o estatuto de oitavo cabeça-de-série no México, Oliveira cedeu com os parciais 5-7, 6-2 e 6-3, ao cabo de 2h45. O português entrou melhor e ganhou uma primeira partida duríssima, de 1h11, mas não conseguiu aguentar o nível nos parciais seguintes, onde foi quebrado por duas vezes em cada um, enquanto não conseguiu mais nenhum break.
Este foi mesmo o fim da participação de Gonçalo Oliveira no Challenger mexicano, uma vez que também se despediu em pares ao lado de Divij Sharan. A dupla luso-indiana cedeu frente aos bolivianos Boris Arias e Federico Zeballos, por 7-5 e 6-3. Certo é que Gonçalo Oliveira vai agora continuar no México, para os torneios de Aguascalientes e Morelos, antes de seguir para o Brasil.