Petra Marcinko, jovem croata de 16 anos que é a atual número um mundial de juniores, chegou a Portugal sem saber o que é perder em torneios profissionais em 2022, mas acabou por tombar esta quinta-feira nos oitavos-de-final do Oeiras Ladies Open, um evento 80 mil dólares que é, até hoje, o mais forte que já jogou na carreira.
A talentosa jogadora croata, da geração da já mais falada Linda Fruhvirtova, perdeu na segunda ronda do torneio português com a húngara Dalma Galfi, número 97 do Mundo e uma das principais favoritas ao título, por 6-0, 4-6 e 6-4, num encontro marcado por uma enorme polémica — e muito drama — nos últimos minutos.
Com o resultado de 4-4, 40-40 no terceiro set, Marcinko falhou uma resposta a um serviço de Galfi e depois pediu ao árbitro de cadeira para verificar a marca (que mostrou a bola como tendo sido fora). O árbitro recusou-se pois entendeu que a jogadora demorou demasiado tempo a pedir a verificação, o que enfureceu não apenas a croata… como seu pai e treinador.
“Não sabes as regras? Isto é uma desgraça. Ela tem 16 anos e tu roubaste-a. É uma desgraça. O que lhe vou dizer agora? Quero um pedido de desculpas”, foram algumas das coisas saídas da boca do técnico de Marcinko. A croata, que colapsou mentalmente depois do incidente, abandonou o campo em lágrimas.
Dalma Galfi is the first player to beat 16yo Petra Marcinko in 2022. 6-0, 4-6, 6-4. The end was… dramatic.
“Are you proud of yourself? She is 16yo and you are cheating her. Disgraceful” pic.twitter.com/WBKWmDSORO
— José Morgado (@josemorgado) April 7, 2022
“This is worst umpiring than juniors. This is her first 80k tournament and she gets robbed. What will I tell her? I want an apology” pic.twitter.com/hHcdQDE3vP
— José Morgado (@josemorgado) April 7, 2022