Petra Marcinko. Decore o nome. Numa altura em que a checa Linda Fruhvirtova já anda a dar que falar no circuito WTA, há uma outra tenista de 16 anos em grande plano no circuito profissional, mas ainda em torneios inferiores. Marcinko, croata que ganhou o Australian Open de juniores e é a número um mundial do escalão, está em Portugal a competir no Oeiras Open — prova de 80 mil dólares da ITF — e apurou-se esta terça-feira de forma particularmente impressionante para a segunda ronda da prova, que conta com várias top 100 e nomes relevantes do circuito como Kristina Mladenovic, Varvara Gracheva ou Mandy Minella.
A jovem croata, que venceu todos os 17 encontros (seis de juniores e 11 de seniores) que disputou em 2022, derrotou na primeira ronda em Oeiras a chinesa Lin Zhu, 106.ª WTA, por 6-3 e 6-3, em mais uma demonstração de qualidade de um talento que promete bastante para os próximos anos. Ao todo — e se somarmos os triunfos nos juniores em 2021 — esta é a já a 25.ª vitória seguidas de Marcinko em singulares!
Na segunda ronda, Marcinko vai defrontar a vencedora do encontro entre a húngara Dalma Galfi, oitava cabeça-de-série, e a qualifier lituana Justina Mikulskyte.
On court 2 we have 16yo Petra Marcinko, from Croatia. She is the juniors world number one, won the Australian Open 2022 and is on a 10 matches winning streak. pic.twitter.com/AEJH2Px0XK
— José Morgado (@josemorgado) April 5, 2022