É cada vez mais uma possibilidade real a de Daniil Medvedev, bem como todos os tenistas russos e bielorrussos, ser impedido de participar no torneio de Wimbledon. Segundo o The Telegraph, o que pode levar a organização do terceiro Grand Slam da época a vedar o acesso destes jogadores ao All England Club é o receio de que a conquista do título por parte de jogadores destes dois países dê força a Vladimir Putin.
Há poucos dias, o Ministro do Desporto britânico explicou que uma declaração por escrito a garantir que se era contra o regime de Putin poderia ser o suficiente, mas as novas informações apontam para que nem isso pode assegurar a participação no mítico torneio que se joga sobre relva. E o que pode tornar tudo isto real é que o facto de o All England Club ser um clube privado.
“Os membros de clubes privados têm maior liberdade acerca de quem permitem que participe, ou não, por isso não estão sujeitos às mesmas leis de discriminação que os circuitos”, disse uma fonte ao Telegraph, que justificou o facto de os circuitos ATP e WTA não terem poder para banir jogadores de uma certa nacionalidade se assim o entendessem.
“Num circuito há a possibilidade de banir atletas, caso tenham sido culpados de viciar resultados ou de doping, mas há que demonstrar que a atitude tomada foi razoável. Nesta situação de guerra na Ucrânia, se o circuito reagisse de uma forma extremamente severa, os atletas russos poderiam refutar que não lhes estava a ser possibilitada a oportunidade de ganharem a vida, sem culpa própria. No entanto, para Wimbledon, isso não é um problema”, acrescenta a mesma fonte.