20 vezes Gastão Elias! O número 198 do ranking ATP fez mais uma grande exibição no Oeiras Open e garantiu a qualificação para a final do Challenger que se joga no Complexo Desportivo do Jamor. Logo bem cedo com o sol a brilhar no Centralito, o lourinhanense brilhou frente ao italiano Alessandro Giannessi (174.º) para se apurar para o 20.º encontro decisivo no circuito secundário na sua carreira.
Elias triunfou com os parciais 6-3 e 6-3 com um plano de jogo que desmontou a confiança de Giannessi progressivamente. O português entrou logo bem no encontro e quebrou no terceiro jogo, mas a história foi diferente na segunda partida. Giannessi fez o break e abriu para 2-0, antes de o Mágico disparar no marcador com uma reação impressionante. Rapidamente somou cinco jogos consecutivos e pouco depois carimbou o lugar na final.
O português de 31 anos vai agora lutar para conquistar o seu nono título Challenger na carreira, algo que o deixaria como luso mais titulado no circuito secundário na história do ténis nacional. Caso se confirme, desempata com Rui Machado e Pedro Sousa, mas os registos especiais podem não ficar por aqui. É que o adversário poderá ser Nuno Borges – defronta Nino Serdarusic – naquela que seria a primeira final Challenger de sempre entre dois portugueses.