[VÍDEO] “Não prestas!”. O momento em que Osaka se sentiu atacada: «Lembrei-me das irmãs Williams»

0
38
[VÍDEO] “Não prestas!”. O momento em que Osaka se sentiu atacada: «Lembrei-me das irmãs Williams»

Naomi Osaka viveu este sábado ao final da noite um momento delicado no estádio de Indian Wells. Logo após ser quebrada no primeiro jogo de serviço do encontro e numa altura em que as jogadoras estavam prontas para jogar, um adepto gritou bem alto ‘Naomi, tu não prestas’. A japonesa de 24 anos, que tem chamado à atenção nos últimos meses para a temática da saúde mental no desporto — tendo mesmo, em 2021 falhado os torneios de Roland Garros e Wimbledon por causa disso –, sentiu-se ofendida com a situação e chegou mesmo a chamar a Supervisora ao court para tentar resolver o problema, mas o fã nunca foi identificado no meio de milhares de espectadores.

No final do encontro, Osaka, que chegou a chorar em court, explicou aquilo que estava a sentir. “Já me insultaram no passado e não costuma incomodar-me, mas nos últimos dias vi uns vídeos das irmãs Williams aqui em Indian Wells. Se nunca assistiram, deveriam assistir. Essa imagem delas não me saía da cabeça e foi por isso que me senti tão incomodada pela situação. Estou a tentar não chorar e queria apenas agradecer-vos pelo apoio”, confessou Osaka após o encontro em que acabou derrotada pela russa Veronika Kudermetova, reconhecendo o apoio dos espectadores presentes, que tentaram sempre puxar pela japonesa durante o encontro. “Um adepto não abafa os outros quase 10 mil”, disparou o entrevistador do court em jeito de despedida.

Recorde-se que as irmãs Serena e Venus Williams boicotaram o torneio de Indian Wells durante 14 anos, depois de terem sofrido insultos racistas na edição de 2001 da prova. Venus desistiu das meias-finais diante de Serena Williams, que jogou e venceu a final no dia seguinte diante de Kim Clijsters. O público presente considerou que a desistência de Venus foi tática para que Serena pudesse jogar a final ‘fresca’, insultando as duas durante e depois da final, já em plena cerimónia de entrega de troféus. As lendárias tenistas californianas — e este é o maior torneio da Califórnia — só voltaram ao torneio em 2014 (Serena) e 2015 (Venus).