Naomi Osaka viveu este sábado ao final da noite um momento delicado no estádio de Indian Wells. Logo após ser quebrada no primeiro jogo de serviço do encontro e numa altura em que as jogadoras estavam prontas para jogar, um adepto gritou bem alto ‘Naomi, tu não prestas’. A japonesa de 24 anos, que tem chamado à atenção nos últimos meses para a temática da saúde mental no desporto — tendo mesmo, em 2021 falhado os torneios de Roland Garros e Wimbledon por causa disso –, sentiu-se ofendida com a situação e chegou mesmo a chamar a Supervisora ao court para tentar resolver o problema, mas o fã nunca foi identificado no meio de milhares de espectadores.
This is when some dusty soul chose a quiet moment to shout “NAOMI YOU SUCK” at the #IndianWells tennis tournament, which resulted in Naomi Osaka openly crying & asking to address the crowd. Ppl are calling her weak, b/c they’re used to our young BW stars being warriors, not human pic.twitter.com/5C9eqfdf90
— @PiaGlenn (@PiaGlenn) March 13, 2022
No final do encontro, Osaka, que chegou a chorar em court, explicou aquilo que estava a sentir. “Já me insultaram no passado e não costuma incomodar-me, mas nos últimos dias vi uns vídeos das irmãs Williams aqui em Indian Wells. Se nunca assistiram, deveriam assistir. Essa imagem delas não me saía da cabeça e foi por isso que me senti tão incomodada pela situação. Estou a tentar não chorar e queria apenas agradecer-vos pelo apoio”, confessou Osaka após o encontro em que acabou derrotada pela russa Veronika Kudermetova, reconhecendo o apoio dos espectadores presentes, que tentaram sempre puxar pela japonesa durante o encontro. “Um adepto não abafa os outros quase 10 mil”, disparou o entrevistador do court em jeito de despedida.
“To be honest, I’ve been heckled before, it didn’t really bother me, but um, heckled here — I watched a video of Venus & Serena getting heckled here, and if you’ve never watched it you should watch it, and I don’t know why but it went into my head and it got replayed a lot…” pic.twitter.com/AdVeQyVpxh
— @PiaGlenn (@PiaGlenn) March 13, 2022
Recorde-se que as irmãs Serena e Venus Williams boicotaram o torneio de Indian Wells durante 14 anos, depois de terem sofrido insultos racistas na edição de 2001 da prova. Venus desistiu das meias-finais diante de Serena Williams, que jogou e venceu a final no dia seguinte diante de Kim Clijsters. O público presente considerou que a desistência de Venus foi tática para que Serena pudesse jogar a final ‘fresca’, insultando as duas durante e depois da final, já em plena cerimónia de entrega de troféus. As lendárias tenistas californianas — e este é o maior torneio da Califórnia — só voltaram ao torneio em 2014 (Serena) e 2015 (Venus).