Gastão Elias, número 202 do ranking ATP, falhou o regresso às vitórias em mais um Challenger europeu. Depois de cair à primeira em Cherbourg – o seu primeiro torneio desde o qualifying do Australian Open -, o lourinhanense também se despediu do Challenger de Forli ao primeiro obstáculo.
O número três nacional não resistiu ao italiano Stefano Napolitano (456.º), a quem já tinha ganho por três vezes na carreira, e caiu com os parciais 6-1 e 6-4, em pouco mais de uma hora. Gastão Elias sentiu muitas dificuldades para entrar no encontro e a verdade é que a verdadeira reação surgiu mesmo no último jogo. Quando servia para fechar o duelo, Napolitano enfrentou dois pontos de break, mas salvou ambos e selou o apuramento para a segunda eliminatória.
Desta maneira, a participação portuguesa no Challenger italiano fica nas mãos de Nuno Borges, depois de João Domingues também ter sido eliminado na primeira ronda. Borges vai defrontar precisamente o carrasco do oliveirense, o italiano Andrea Pellegrino.