Onde é que este rapaz vai parar? Jiri Lehecka, de 20 anos e antigo número três mundial de juniores, entrou no quadro principal do ATP 500 de Roterdão através do qualifying e sem nunca ter conquistado sequer um encontro no ATP Tour. Pois bem, o jovem checo já está nos quartos-de-final depois de somar mais uma surpresa na Holanda!
O número 137 da hierarquia mundial masculina, que havia batido Denis Shapovalov na ronda inaugural, estragou os planos de Botic van de Zandschulp, o favorito da casa e 51.º ATP, para se colocar nos ‘quartos’ pela primeira vez na carreira. E fê-lo com uma excelente reviravolta, escrita com os parciais 1-6, 6-4 e 6-4, ao cabo de sensivelmente duas horas.
O encontro até parecia controlado por Van de Zandschulp, especialmente quando estava 6-1, 2-1 e 15-40, com pontos de break para o holandês. Certo é que Lehecka nunca baixou os braços e o ponto de viragem aconteceu no 3-3, quando teve os seus primeiros break points de todo o encontro e aproveitou logo para se destacar. Daí para a frente, a crença da promessa checa cresceu e só acabou mesmo com a qualificação para os ‘quartos’, onde tem o direito de sonhar, já que vai defrontar o italiano Lorenzo Musetti.
R1: World No.12 ✅
R2: Home favourite ✅Not a bad way to get your first two ATP wins and reach a maiden Tour-level QF! @jirilehecka #abnamrowtt pic.twitter.com/Gb8PUw8u4R
— Tennis TV (@TennisTV) February 10, 2022