Gael Monfils viveu um grande arranque de temporada na Austrália, ao conquistar um título em Adelaide, antes de atingir os quartos-de-final no Australian Open. No entanto, o francês, número 16 do ranking ATP, esteve absolutamente irreconhecível no ATP 250 de Montpellier e saiu vergado a uma das derrotas mais pesadas da sua carreira.
Ao realizar uma das suas piores exibições de que há memória, La Monf durou apenas 57 minutos em court diante de um Mikael Ymer (83.º) que se mostrou paciente, composto e com a estratégia ideal para selar um triunfo com os parciais 6-1 e 6-2. A história do encontro fica contada simplesmente pelos números do duelo, que culminou com Monfils a sair de baixo de um coro de assobios por parte do público francês, que já o viu vencer três títulos neste mesmo court.
Alheio a tudo isto, Ymer segue em frente para os quartos-de-final – tal como o seu irmão Elias Ymer em Pune – e agora vai ter pela frente mais um dos mosqueteiros franceses. É ele Richard Gasquet, que voltou a exibir um excelente nível para bater o sul-coreano Soonwoo Kwon.