O primeiro torneio profissional de simples conquistado por João Fonseca em competições organizadas pela ATP

0
244

O Challenger de Lexington de 2024 foi o primeiro título de campeão conquistado por João Fonseca em competições de tênis na modalidade simples organizadas pela ATP. Também foi sua primeira conquista de competição de simples que vale pontos para o Ranking Mundial de
simples da ATP.

Logo do Challenger de Lexington. Créditos: Lexington Challenger

Disputado pela primeira vez em 1995, o Challenger de Lexington em sua edição de 2024 foi jogado em quadras de piso duro, de 28 de julho a 4 de agosto. O torneio foi sediado no Hilary J. Boone Tennis Complex, instalação da University of Kentucky, em Lexington, Kentucky, nos Estados Unidos. O complexo, além do Challenger de Lexington, sedia outros eventos e costuma receber jogos da NCAA de tênis universitário, com as equipes masculinas e femininas da University of Kentucky.

Vista aérea do Hilary J. Boone Tennis Complex em Lexington
Créditos: Virtualglobetrotting.com
Área do Hilary J. Boone Tennis Complex na University of
Kentucky. Créditos: Samson King
Vista de algumas das quadras principais do Hilary J. Boone Tennis Complex. Créditos: ATP
Vídeo que mostra as instalações da University of Kentucky.

A chave principal do torneio Challenger de Lexington de 2024 teve 32 competidores e a premiação total oferecida foi de 82 mil dólares.

A fase prévia do torneio, o qualifying, teve 24 participantes e se classificaram para a chave principal Micah Braswell, dos Estados Unidos, Jack Pinnington Jones, do Reino Unido, James Trotter, do Japão, Stefan Kozlov, dos Estados Unidos, Ryan Seggerman, dos Estados Unidos e Rodrigo Pacheco Mendez, do México.

João Fonseca iniciou o torneio na chave principal e foi o sexto cabeça de chave do torneio.

Chave principal do Challenger de Lexington 2024. Créditos: ATP

Na primeira fase, João Fonseca venceu Kaichi Uchida, do Japão, por 2×0 (6-3 e 6-3).

O primeiro set estava empatado em 3-3 quando Fonseca venceu o sétimo game que estava sob o saque de Uchida, então 391º do Ranking Mundial. Neste sétimo game, João Fonseca teve um 15-40, mas Uchida igualou o marcador em 40-40 e a disputa seguiu equilibrada.
Uchida teve três game points e João Fonseca teve quatro break points neste que foi o game mais parelho do set. Na sequência, Fonseca confirmou seu game de saque, depois de combater dois break points. Quando estava com um desconfortável 15-40, João Fonseca venceu quatro pontos seguidos e defendeu seu game de serviço. O game seguinte foi o nono e o último do set. Desta vez, Kaichi Uchida tinha uma vantagem de 40 a 15, mas João Fonseca venceu quatro pontos consecutivamente e venceu o primeiro set em 38 minutos.

Quem sacou no primeiro game do segundo set foi João Fonseca, que esteve ameaçado com um 15-40 e novamente venceu quatro pontos seguidos para vencer o game. Quando o set estava em 2-1 para Fonseca, Kaichi Uchida não conseguiu sustentar seu game de serviço e
Fonseca fez 3-1. Na sequência, vitória sem ceder pontos no seu game de saque e vantagem ampliada para 4-1. Uchida diminuiu a desvantagem para 4-2 e Fonseca precisou se defender de um break point para somar seu quinto game no set. Kaichi Uchida venceu seu terceiro game no set, e no game seguinte teve uma boa vantagem de 0-40, mas a vitória nos cinco pontos seguintes, no game, no set e na partida foi de João Fonseca.

O segundo set teve 40 minutos e a duração do jogo foi de 1 hora e 20 minutos. Nas estatísticas da partida, João Fonseca não teve duplas faltas, teve sete aces, acertou 63% dos primeiros saques e aproveitou três dos seis break points que teve no embate. Kaichi Uchida teve sete duplas faltas, três aces, um aproveitamento de 45% do primeiro saque e não venceu nenhum dos oito break points que teve na partida.

João Fonseca e Kaichi Uchida, primeira fase do Challenger de Lexington 2024

Nas oitavas de final, Fonseca venceu Liam Draxl por 2×0 (7-6 e 7-5).

O canadense Lian Draxl já tinha uma boa experiência nas quadras do Hilary J. Boone Tennis Complex, pois foi campeão de duplas deste torneio em 2021 e jogou tênis universitário pela University of Kentuck de 2020 a 2023. Inclusive, Draxl foi campeão por equipes do Torneio da
conferência SEC da NCAA de 2023, vice-campeão desta competição em 2022, vice-campeão por equipes da NCAA de 2022 e semifinalista de simples da NCAA de 2021.

Logo no primeiro game do jogo, João Fonseca desbancou o game de saque do adversário. Porém, Draxl venceu o game seguinte e empatou 1-1 o primeiro set. No quinto game, sob a batuta de seu saque, Draxl sobrepujou um break point antes de fazer 3×2. No game seguinte, Fonseca teve 40-0, mas Liam Draxl empatou 40-40 e ameaçou o serviço adversário, apesar de o game não ter tido break points. Já João Fonseca, precisou de seis games points para vencer este game. No sétimo game, Fonseca venceu o serviço de saque do adversário, mas novamente não sustentou o seu próprio game de saque logo em seguida. O mesmo aconteceu no nono e décimo games, com derrota dos sacadores. Os dois games posteriores do set tiveram vitória dos sacadores e no tie-break Fonseca chegou a ter predomínio por 4-0 e 6-1 antes de anotar 7-3 e sair vencedor do primeiro set , 7-6.

Liam Draxl, na época 271º do Ranking Mundial, venceu o terceiro game do segundo set, para novamente tomar um game de saque do adversário, e desta vez para fazer 2-1 no set. A vantagem de Draxl no placar do set se manteve até os 5-4, quando todos os games desse ínterim foram vencidos pelos sacadores e sem break points. No décimo game, Liam Draxl teve dois set points em 40-15, mas João Fonseca venceu quatro pontos consecutivos e empatou o set em 5-5. O décimo primeiro game também foi bem equilibrado. João Fonseca se desvencilhou de três break points e ainda precisou de quatro games points para vencer o game e assegurar para si, pelo menos, o tie-break no set. Todavia, para o tie-break acontecer, Liam Draxl precisaria vencer o seu game de saque, mas João Fonseca venceu os três primeiros pontos do game para ter uma vantagem de 0-40 e três match points. Draxl conseguiu refutar os três match points e Fonseca, então, venceu os dois pontos seguintes e confirmou em ponto seu quarto match point no jogo, para fazer 7-5 no set e vencer a partida.

Em 2 horas e 21 minutos de jogo, João Fonseca teve cinco aces, uma dupla falta, aproveitamento de 63% do primeiro saque e venceu cinco da dúzia de break points que teve no jogo. Draxl teve um ace, cinco duplas faltas, aproveirou 67% dos seus primeiros saques e venceu quatro de onze break points.

João Fonseca e Lian Draxl, oitavas de final do Challenger de Lexington 2024

O adversário seguinte foi o canadense Gabriel Diallo, nas quartas de final, com vitória do tenista oriundo do Rio de Janeiro Country Club por 2×0 (6-2 e 6-2).Gabriel Diallo jogou na University of Kentuck de 2019 a 2022, foi quadrifinalista de simples da NCAA de 2022, vice-campeão por equipes da NCAA de 2022 e vice-campeão por equipes do Torneio da conferência SEC da NCAA de 2022 com a universidade local, portanto, conhecia bem as instalações.

Na semana anterior ao Challenger de Lexington, Diallo foi campeão do Challenger de Chicago, quando venceu Fonseca, por 2×0 (7-6 e 6-1) na segunda fase.

O jogo começou com Gabriel Diallo enrascado em seu game de saque com 0-40. Diallo fez 15-40, mas João Fonseca venceu o ponto seguinte e saiu na frente no primeiro set. João Fonseca venceu o segundo game, antes teve de se defender de um break point. No quarto game, Fonseca teve seu game de saque ameaçado com um break point, mas confirmou seu serviço e fez 3-1. O quinto game teve uma sequência de pontos idêntica ao que aconteceu no primeiro game. A vantagem de 0-40 de Fonseca foi reduzida a 15-40 e depois o game liquidado no ponto seguinte. No sexto game, João Fonseca defendeu seu serviço, enquanto Diallo sacou no sétimo game e diminuiu a desvantagem no placar do set para 2-5. No oitavo game, João Fonseca conseguiu um triplo game point e set point quando fez 40-0, Diallo diminuiu para 30-40 e Fonseca venceu o ponto seguinte para vencer o primeiro set por 6-2.

O segundo set teve vitória dos sacadores nos dois primeiros games, mas no terceiro game João Fonseca impediu que Diallo, então 148º do Ranking Mundial de simples da ATP, confirmasse seu game de serviço. No quarto game, Diallo teve um break point em 30-40 e depois de 40
iguais foram necessários cinco game points até João Fonseca sair vencedor deste game. No quinto game, Fonseca fez 0-40, Diallo diminuiu para 30-40 e Fonseca venceu o ponto posterior para novamente arrematar um game de saque do oponente. O sexto, sétimo e oitavo games foram vencidos pelos sacadores e João Fonseca assegurou a vitória no segundo set e nesta partida que teve 1 hora e 11 minutos.

Diallo e Fonseca empataram no número de aces, foram quatro, entretanto, Fonseca teve sete duplas faltas e Diallo apenas uma. No aproveitamento de primeiro saque, João Fonseca teve 62%, 5% a mais do que o obtido por Diallo. Nos break points, Fonseca teve oito e venceu a
metade, enquanto Gabriel Diallo teve três, sem vencer nenhum.

João Fonseca e Gabriel Diallo, quartas de final do Challenger de Lexington 2024

A programação de jogos do torneio foi diversas vezes atrapalhada pela semana chuvosa em Lexington. Isso atrapalhou também João Fonseca que precisou lidar com atrasos nos horários de jogos e ainda jogar dois jogos no mesmo dia. No sábado, depois de passar pelas quartas de final no período da manhã, Fonseca voltou à quadra no final da tarde para o confronto da semifinal.

João Fonseca devolve uma bola no fundo de quadra no Challenger de Lexington 2024. Créditos: Lexington Challenger

Na semifinal, João Fonseca venceu o francês Hugo Grenier por 2×0 (6-3 e 7-5).

No segundo game do primeiro set, Fonseca sacou e Grenier, vencedor do primeiro game, teve uma boa oportunidade de fazer 2-0 quando tinha um 15-40, todavia, o tenista carioca contrapôs esse risco ao vencer quatro pontos seguidamente e empatar 1-1. Também seguidamente foram os quatro games vencidos por Fonseca para chegar a uma confortável vantagem de 5-1 no set. Hugo Grenier reduziu a desvantagem para 5-2, após sacar e vencer osétimo game, e para 5-3, quando tomou o game de saque do brasileiro. O francês, 187º colocado do ranking, poderia se proximar no marcador, mas o brasileiro precisou de apenas um set point para conseguir a terceira vitória nos games de serviço de Grenier e vencer o primeiro set por 6-3.

O segundo set começou com vantagem de João Fonseca, que venceu seu game de serviço e também o game sacado por Grenier. Com desvantagem de 0-2, Hugo Grenier conseguiu empatar 2-2 o set. Os sacadores confirmaram os games de saque seguintes e o set estava com
placar de 6-5 para Fonseca. Grenier precisava vencer o seu game de serviço para levar o segundo set ao tie-break. Com 30-40 no marcador, Fonseca aproveitou o primeiro e único match point do jogo para vencer a partida em 1 hora e 33 minutos.

Ambos os tenistas tiveram cinco break points na partida, com Fonseca a vencê-los todos e Grenier com dois deles aproveitados. No aproveitamento do primeiro saque, Fonseca teve 56% contra 54% de Granier. Foram anotados três aces de Fonseca e cinco de Granier, e seis duplas faltas do francês contra quatro do brasileiro.

João Fonseca e Hugo Grenier, semifinal do Challenger de Lexington 2024

Na final, dia 4 de agosto, jogo com início às 13:00 no horário local, e com duração de 1 hora e 14 minutos, a vitória diante de Li Tu, da Austrália, por 2×0 (6-1 e 6-4) completou uma série de cinco vitórias de João Fonseca sem nenhum set perdido no torneio.

Vale lembrar que 4 de agosto de 2024 também foi o dia em que Novak Djokovic se tornou campeão da Olimpíada, com vitória na final por 2×0 (7-6 e 7-6) diante de Carlos Alcaráz, em Paris.

Em Lexington, o primeiro set teve ótimo desempenho de João Fonseca, que conseguiu uma ampla vantagem de 5-0 e vitória em dois games sob saque de Li Tu, que foram o segundo e o quarto game do set. O segundo game foi o mais parelho, Fonseca teve um 30-40, Li Tu empatou 40-40 e teve dois game points, mas Fonseca aproveitou o segundo break point que teve no game e fez 2-0 no placar. Li Tu sacou e venceu o sexto game sem perder pontos. No sétimo game, o placar estava 30-30 e João Fonseca conseguiu o primeiro set point que foi logo aproveitado para ficar com um set a zero no placar.

João Fonseca na final do Challenger de Lexington 2024. Créditos: Woody Phillips e Tops Magazine

O australiano Tu começou o segundo set no saque e repeliu um break point antes de inaugurar o marcador da segunda parcial. Sem ceder pontos, Fonseca venceu o segundo e o quarto game. O terceiro game teve vitória de Li Tu, mas Fonseca levou o quinto game com a ruptura
do game de serviço adversário. Este foi um dos games mais equilibrados do jogo, Li Tu teve 40-0 e um total de sete games points, enquanto João Fonseca aproveitou o único break point do game. O sexto game também foi equilibrado, Fonseca teve 40-30, Li Tu fez 40-40 e por mais
duas vezes o placar ficou em 40 iguais, com um break point de Li Tu, antes de Fonseca concretizar em ponto seu terceiro game point no game. No sétimo, oitavo e nono games, os sacadores saíram vitoriosos e não precisaram lidar com break points. Então, coube a João Fonseca sacar o décimo game do segundo set. Com 40-0, o brasileiro venceu o ponto, o game, o segundo set, o jogo e o Challenger de Lexington de 2024.

Foram sete aces, duas duplas faltas e aproveitamento de 65% do primeiro saque para João Fonseca. Já Li Tu acertou 57% de seus primeiros saques, cometeu cinco duplas faltas e aplicou dois aces. O australiano não aproveitou o único break point que conseguiu na partida, e Fonseca converteu em pontos três de cinco break points.

João Fonseca e Li Tu, final do Challenger de Lexington 2024

Campeão do torneio, João Fonseca recebeu, em valores brutos, uma premiação de U$11.200,00, enquanto Li Tu, que era o 219º colocado do ranking, obteve U$ 6.575,00.

João Fonseca recebe um dos prêmios pelo título do Challenger de Lexington 2024. Créditos: Lexington Challenger

Com esta conquista, João Fonseca, aos 17 anos e 11 meses, se tornou o tenista brasileiro, a esta altura, com menos idade a ser campeão de um torneio de nível Challenger da ATP.

João Fonseca e Li Tu após a final do Challenger de Lexington 2024. Créditos: Woody Phillips e Tops Magazine

“Estou muito feliz por ganhar meu primeiro título. Isso significa muito para mim. Estou muito, muito feliz. Não foi fácil. Foi feito um trabalho duro. Quero muito agradecer aos meus técnicos, aos meus pais, eles sempre me apoiaram, não apenas me incentivando a jogar tênis, mas também a ser um bom garoto, com maturidade. É muito bom.”

Entrevista de João Fonseca com Bryan Fenley

Em 2022, João Fonseca já havia se tornado o primeiro tenista nascido em 2006 a vencer uma partida de torneios Challenger. O feito foi no Challenger de São Leopoldo, quando Fonseca foi quadrifinalista.

O título do Challenger de Lexington também lhe conferiu 75 pontos para o Ranking Mundial de simples da ATP.

João Fonseca mostra um dos prêmios do Challenger de Lexington 2024. Créditos: Rena Baer e Lexington Challenger

Foi a segunda final de Fonseca em competições de simples organizadas pela ATP. A primeira final foi no Challenger de Assunção, em março de 2024. O primeiro título profissional de campeão em competições organizadas pela ATP, entretanto, foi nas duplas, no Challenger de Buenos Aires II, em janeiro de 2024.

“Joguei um bom nível de tênis, evoluí dia a dia, ganhei bons jogos e superei um jogador que perdi na semana passada (Gabriel Diallo). Muito feliz com o resultado, de passar dessa fase na minha segunda final de Challenger. Isso é muito importante para mim e para a minha evolução como jogador. Bem feliz de ter dado mais um passo na minha carreira, agora é seguir trabalhando para ganhar cada vez mais.”

Antes do início do Challenger de Lexington Fonseca estava na posição 214 do ranking, Depois de computados os pontos do título, o tenista passou ao posto 166, com um salto de 48 posições e também estreou entre os 200 primeiros colocados do ranking.

“Tento não pensar muito no ranking, apenas tento progredir semana após semana, dia após dia. Eu apenas tento aprimorar meu jogo e ganhar partidas. Tento me desenvolver não apenas como jogador, mas também como pessoa.”, disse Fonseca na época.

Fonseca iniciou o ano de 2024 na posição 730 e terminou na posição 145.

Em março de 2024, depois de ser quadrifinalista do Aberto do Rio de Janeiro, o Rio Open, torneio de nível ATP Tour, Fonseca afirmou: “Acho que os ATP Challengers são uma das partes mais importantes para o desenvolvimento de um jogador. Os tenistas que jogam Challengers têm um nível muito alto. Acho que é muito importante para mim não apenas jogar os torneios de alto nível como o ATP Tour, mas também os Challengers para meu desenvolvimento.”

Aliás, com o resultado do Rio de Janeiro, João Fonseca se tornou o então segundo tenista com menos idade da história a ser quadrifinalista de um torneio ATP 500 e o primeiro tenista nascido em 2006 a vencer um jogo de torneios nível ATP Tour.

Reportagem da ATP sobre João Fonseca em 2024

João Fonseca disputou apenas a competição de simples no Challenger de Lexington de 2024.

Nas duplas, foram 16 parcerias na chave principal e os campeões foram André Göransson, da Suécia e Sem Verbeek, da Holanda, com vitória, na final, dia 3 de agosto, sobre a dupla japonesa Yuta Shimizu e James Trotter, por 2×0 (6-4 e 6-3).

Vance Michael foi o diretor do Challenger de Lexington 2024, Brad Taylor o supervisor do torneio, ao passo que John Backer era o presidente do Lexington Challenger Tennis Charity.

Durante o ATP Challenger de Lexington 2024 de tênis masculino, também foi sediado nas mesmas instalações o torneio feminino ITF Aberto W60 de Lexington, competição organizada pela ITF.

Wei Sijia, da China, foi a campeã de simples, com vitória na final diante da tailandesa Mananchaya Sawangkaew, por 2×0 (7-5 e 6-4). A final de duplas reuniu quatro tenistas norte-americanas, com a dupla Whitney Osuigwe e Alana Smith a vencer as irmãs Carmen Corley e Ivana Corley por 2×0 (7-6 e 6-3).

Apanhadores de bola do Challenger de Lexington 2024. Créditos: Woody Phillips e Tops Magazine

O Challenger de Lexington costuma realizar ações filantrópicas e assim foi feito também em 2024. Uma das iniciativas filantrópicas de 2024, por exemplo, foi um leilão em apoio ao Kentucky Children’s Hospital.

  1. A obra leiloada foi uma pintura das artistas Kelly Robertson Brewer e Jill Keller Johnson, criada em conjunto com Alayiha, Sullivan, Willa, Lucy, Natalie, Colton, Jack, Jace e Remi, entre outras crianças que foram ou eram pacientes do hospital.
Pintura das artistas Kelly Robertson Brewer e Jill Keller Johnson criada em conjunto com crianças que já foram ou eram pacientes do Kentucky Children’s Hospital. Créditos: Kelly Robertson Brewer, Jill Keller Johnson, Alayiha, Sullivan, Willa, Lucy, Natalie, Colton, Jack, Jace e Remi

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here