Onde é que Barty vai parar? Número um do mundo segue no trilho das lendas

0
34
tenis portal tenis brasil tenis news tennis world tenis ao vivo
Onde é que Barty vai parar? Número um do mundo segue no trilho das lendas

Ashleigh Barty provou estar num patamar à parte ao limpar autenticamente o Australian Open. A número um do Mundo arrebatou o seu terceiro título do Grand Slam, depois de já ter conquistado Roland Garros e Wimbledon, e destacou-se de todas as adversárias, também no ranking WTA. Barty abriu uma vantagem de mais de 2500 pontos para Aryna Sabalenka, segunda classificada, pelo que já pode começar a olhar para alguns registos impressionantes das lendas do ténis.

Desde logo há que referir o ponto em que Barty se encontra na sua carreira. Aos 25 anos, Ash é líder do ranking mundial feminino há 106 semanas sem interrupção, enquanto o seu total está nas 113. A australiana não sai do topo desde 2019, mas ficam faltar semanas devido ao facto de a classificação ter ficado congelada quando os circuitos pararam devido à pandemia de Covid-19.

Pois bem, essas 106 semanas consecutivas já a deixar como a quinta jogadora com um reinado mais longo na história do ténis feminino. Chris Evert será alcançada em breve, uma vez que esteve 113 semanas seguidas no topo, enquanto dará muito mai trabalho subir daí em diante. É que o terceiro lugar pertence a Martina Navratilova (156), enquanto Steffi Graff Serena Williams estão noutro patamar com 186.

Ainda mais complicado será escalar no ranking absoluto de semanas como líder do ranking WTA, sejam elas consecutivas ou não. As 113 de Barty chegam para estar no oitavo lugar, mas o sétimo posto vai ser de Ash daqui a um mês, quando apanhar as 117 de Justine Henin, mas o resto da história vai ser bem mais exigente. Monica Seles (178), Martina Hingis (209), Chris Evert (260), Serena Williams (319), Martina Navratilova (332) e Steffi Graf (377) são os alvos de Barty, que recentemente considerou que ainda não pertence ao grupo das grandes campeãs.