Nesta quarta-feira, o tênis brasileiro celebra uma conquista marcante. Isso porque, há exatos 25 anos, o catarinense Gustavo Kuerten entrou na quadra Philippe Chatrier, pela decisão de Roland Garros, e venceu o então número 19 do mundo, Sergi Bruguera, faturando seu primeiro título no torneio. Na França, o ex-tenista celebrou o feito.
“Estou aqui comemorando os 25 anos do título de Roland Garros. Relembrando aquela alegria do primeiro título. Foram duas semanas em que minha vida virou de cabeça para baixo. A zebra estava solta aqui em Paris, e de verde e amarelo, né”, disse Guga, em vídeo especial.
Guga ocupava o 66º lugar no ranking da ATP e tinha apenas 20 anos, na época. Experiente, o adversário espanhol já era bicampeão na competição e acumulava 14 títulos de ATP.
No entanto, nada disso foi capaz de impedir a façanha do brasileiro, que já havia passado pelos campeões Thomas Muster e Yevgeny Kafelnikov na terceira rodada e quartas de final, respectivamente. Na final, Guga teve grande atuação e derrotou Bruguera em sets diretos, com parciais de 6/3, 6/4 e 6/2, em pouco menos de duas horas de partida.
No saibro de Roland Garros, ele voltou a ser campeão duas vezes: 2000 e 2001. Ele esteve presente na final da última edição, entre Rafael Nadal e Casper Ruud, e foi ovacionado e aplaudido de pé pela torcida que estava no local. Na decisão, Nadal faturou seu 22º Grand Slam na carreira, o 14º no torneio da França.
Sunday smiles with @gugakuerten #RolandGarros pic.twitter.com/E2y4zM6BOO
— Roland-Garros (@rolandgarros) June 5, 2022
O post Guga celebra 25 anos do primeiro título em Roland Garros apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.