Leolia Jeanjean tem 26 anos, é número 227 do ranking WTA e só agora começa a dar nas vistas porque decidiu apostar no College nos Estados Unidos. Mas a francesa, que esteve em Portugal a jogar torneios ITF este ano, decidiu que era tempo de brilhar em Roland Garros e esmagou Karolina Pliskova rumo à terceira ronda para loucura do público da casa.
Jeanjean arrasou a antiga número um do Mundo, agora 8.ª WTA, com os claros parciais 6-2 e 6-2, em apenas 1h17. A francesa esteve sempre no comando das operações e enfrentou somente dois pontos de break quando já vencia por 6-2 e 3-0. Pliskova esteve uma sombra do que já foi, mas Jeanjean aproveitou todas as oportunidades para fazer história.
É que Jeanjean é a jogadora com pior ranking a derrotar uma top 10 em Roland Garros desde Conchita Martínez, que em 1988 levou a melhor sobre Lori McNeal. Agora, para tentar fazer ainda mais história e aumentar o conto de fadas, Jeanjean vai defrontar Ekaterina Alexandrova ou Irina Begu.
Only the second Top-100 opponent she has faced in her career…
And French wildcard Leolia Jeanjean eliminates Pliskova 6-2, 6-2 to reach Round 3 in Paris! 🇫🇷
🎥: @rolandgarros | #RolandGarrospic.twitter.com/O1Ov6uWMkG
— wta (@WTA) May 26, 2022
Quem também seguiu em frente, mas sem surpresa, foi Veronika Kudermetova. A russa, número 29 do ranking WTA, teve pouco trabalho para eliminar a sérvia Aleksandra Krunic (114.ª), por 6-3 e 6-3, ficando à espera de Paula Badosa ou Kaja Juvan.