Quase um ano depois, João Sousa está de volta às vitórias em quadros principais do ATP Tour. O número um nacional e melhor português de todos os tempos sentiu dificuldades para desbloquear o seu ténis, mas finalmente ultrapassou um wild card da casa no ATP 250 de Pune, inscrevendo o seu nome na segunda ronda.
O número 137 do ranking ATP bateu o indiano Ajrun Kadhe (778.º) com os parciais 6-7(5), 7-6(4) e 6-2, num duelo em que teve de sofrer para quebrar a resistência do tenista local e até alguma hostilidade por parte do público que assistia ao encontro. Certo é que, depois de um primeiro set em deixou fugir a vantagem de um break por duas vezes, começou a ficar mais sólido no serviço, o que não impediu de viver uma situação complicada no tie-break: esteve a perder por 3-1, mas arrancou e nunca mais olhou para trás.
João Sousa aproveitou o embalo e disparou na terceira partida, a confirmar aí a superioridade natural dentro de court. Desta forma, quebrou uma sequência de oito derrotas em quadros principais ATP, que durava desde o Masters 1000 de Miami, em que bateu Christopher O’Connell antes de perder com Ugo Humbert. Agora, na luta pelos quartos-de-final, Sousa vai medir forças com o italiano Gianluca Mager, terceiro cabeça-de-série e número 67 do mundo.