Iga Swiatek está a viver um momento de forma verdadeiramente extraordinário, que teve como consequência o salto para a liderança do rankinga WTA, algo que também se confirmou devido ao fim de carreira abrupto de Ashleigh Barty. Mas a polaca de 20 anos agarrou a oportunidade e já vai com quatro títulos conquistados este ano — todos consecutivos.
Ora, como entre os quatro troféus se contam três WTA 1000 e um WTA 500, Swiatek é a tenista, mulher ou homem, com mais prize money colecionado em 2022. Algo impressionante, tendo em conta dois fatores: não conquistou o Australian Open e ainda existe uma discrepância entre os prémios monetários ganhos no circuito masculino e no circuito feminino.
Em jeito de comparação, Swiatek amealhou qualquer coisa como 3,6 milhões de dólares, ao passo que Rafael Nadal tem 3,1 milhões e Carlos Alcaraz 2,6. Ashleigh Barty é a segunda entre as mulheres, com 2,2 milhões, enquanto Danielle Collins fecha o pódio com 1,3.
Another cool stat in Iga Swiatek’s great 2022:
She’s currently highest prize money earner YTD in either ATP or WTA Tour.
Context for how remarkable this is: With the pay gap across the year still significant, #20 on the men’s list has out-earned #10 on the women’s list so far. pic.twitter.com/vrNdwnt2Pb
— Ben Rothenberg (@BenRothenberg) April 28, 2022