O dia era de estreias para Emma Raducanu e não podia ter corrido melhor. A jovem de 19 anos, número 12 do ranking WTA, jogou pela primeira vez na Billie Jean King Cup e logo a carregar a sua seleção, uma vez que entrou em campo com a desvantagem de 1-0 frente à República Checa, depois de Marketa Vondrousova arrasar Harriet Dart por 6-1 e 6-0 em Praga.
Certo é que Raducanu não virou a cara à luta e somou um triunfo muito especial. A jogar pela primeira vez em terra batida a nível profissional — e em qualquer nível há quatro anos! –, a campeã do US Open conseguiu a sua melhor vitória desde essa conquista histórica em Flushing Meadows, ao bater Tereza Martincova, por 7-5 e 7-5 em mais de duas horas.
Foi preciso bastante drama para cruzar a meta, uma vez que Raducanu viu Martincova (50.ª WTA) a servir para fechar o primeiro set a 5-4 e salvou um set point, antes de anular uma desvantagem de 4-1 (co dois breaks) na segunda partida. Certo é que sobreviveu e empatou a eliminatória, para deixar tudo em aberto para o segundo dia, onde tem duelo previsto com Marketa Vondrousova.
First @BJKCup match. First @BJKCup win.
🙌 @EmmaRaducanu take a bow 🙌#BackTheBrits 🇬🇧 pic.twitter.com/C61NL9Dt83
— LTA (@the_LTA) April 15, 2022