Foi uma das questões mais repetidas nas nossas caixas de comentários ao longo das últimas horas. O que acontece à liderança do ranking mundial com a derrota de Novak Djokovic na segunda ronda do ATP Masters 1000 de Monte Carlo? Para já… fica tudo na mesma.
O sérvio iniciou a semana com apenas mais 10 pontos do que Daniil Medvedev, segundo da hierarquia mundial, no primeiro posto, mas o russo defendia mais pontos do que o sérvio em Monte Carlo, pelo que a vantagem de Djokovic até vai aumentar para 110 pontos. Com Medvedev de fora, Djokovic só terá a liderança em risco na semana do Masters 1000 de Madrid, em que defende 500 pontos do título de 2019.
Perante a ausência de Rafael Nadal, quarto classificado, a maior ameaça ao topo ATP passa a ser o alemão Alexander Zverev, número três do Mundo, que pode colar-se ao topo com um grande resultado em Monte Carlo, onde é o segundo cabeça-de-série. Se conseguisse chegar à liderança ATP durante esta época de terra batida, o campeão olímpico tornar-se-ia no primeiro jogador a chegar a número um sem ter qualquer Grand Slam no palmarés desde o chileno Marcelo Ríos, no final dos anos 90.
RANKING APÓS MONTE CARLO
1 – Novak Djokovic, 8340 pontos
2 – Daniil Medvedev, 8230
3- Alexander Zverev, 7115 (8105 com título, 7705 com final)