Aos 31 anos, Gastão Elias já terá vivido momentos muito especiais ao longo de uma carreira longa, mas a quinzena de dois torneios Challenger 80 que terminou este domingo no complexo de ténis do Jamor será certamente uma das memórias que guardará para sempre quando — esperemos que daqui a muito tempo — terminar a sua carreira profissional.
Depois do título na semana passada, novo ‘rei’ do Jamor, atual número 173 do ranking ATP, conquistou este domingo o Oeiras Open 2, ao derrotar na final o italiano Alessandro Giannessi, 178.º da hierarquia mundial, por 7-6(4) e 6-1, numa final resolvida em 1h40 e marcada naturalmente por dois sets totalmente distintos. Um primeiro muito duro, em que o português só fechou no tie-break depois de ter servido duas vezes — sem sucesso — para fechar o parcial e o segundo que dominou completamente, aproveitando o embalo do primeiro e a quebra do seu rival, que não teve argumentos para contrariar a superioridade do jogador da Lourinhã.
Gastão Elias completes two incredible weeks in Oeiras winning back to back Challenger 80 titles in Centralito.
Today he beat Alessandro Giannessi 7-6(4), 6-1.
He will rise to #156, his best ranking since 2018.
Playing at this level, a top 100 comeback in 2022 is very doable. pic.twitter.com/fMqpfPaRcx
— José Morgado (@josemorgado) April 10, 2022
Elias sai do Jamor com 10 vitórias, dois títulos e 160 pontos que o farão subir para o 156.º posto do ranking ATP, a sua melhor classificação desde outubro de 2018.