O ex-tenista alemão Boris Becker foi declarado culpado, nesta sexta-feira, em Londres, por quatro das 24 acusações que pesam contra ele vinculadas à sua falência.
O tribunal marcou para 29 de abril uma audiência em que será pronunciada sua sentença.
Ex-número um do mundo e ganhador de seis torneios de Grand Slam, Becker foi julgado por fatos relacionados à sua falência pessoal, ligada a um empréstimo de 3,5 milhões de euros (3,8 milhões de dólares) concedido pelo banco privado Arbutnhot Lathm para financiar uma propriedade em Mallorca (Espanha).
Um júri do Tribunal da Coroa de Southwark, no sul de Londres, o declarou culpado por subtração de bens, não revelação de patrimônio e ocultação de uma dívida.
O alemão, de 54 anos, declarou falência em junho de 2017 em Londres e foi acusado de não cumprir suas obrigações de divulgação de informação, em particular, a bancária, acusações que ele negou.
Ele também é acusado de não entregar a seus credores nove troféus e medalhas de seus ilustres títulos no circuito profissional.
Primeiro tenista do mundo em 1991 e ouro olímpico em Barcelona 1992 nas duplas, Becker vive no Reino Unido desde 2012 e trabalha agora como comentarista esportivo para a televisão.
Durante o julgamento, iniciado em 21 de março, afirmou que alguns de seus prêmios tinham desaparecido e assegurou que os entregaria se soubesse onde eles estavam.
Entre os nove prêmios que reclamam seus credores estão três torneios de Wimbledon, dois troféus do Aberto da Austrália e sua medalha de ouro olímpica.
Becker ganhou seu primeiro Grand Slam de Wimbledon em 1985, com apenas 17 anos. Já havia leiloado parte de seus prêmios por 700.000 libras (910.000 dólares) para pagar algumas de suas dívidas.
A promotoria também o acusou de não declarar duas propriedades na Alemanha, assim como a participação em um apartamento de Londres e de ocultar um empréstimo de 825.000 euros (895.400 dólares).
No momento de sua falência, o jogador, que ganhou 49 títulos em 16 anos de carreira esportiva, tinha dívidas estimadas em até 50 milhões de libras (65 milhões de dólares).
O post Boris Becker é condenado por crimes econômicos apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.