Danielle Collins, número 30 mundial, qualificou-se para a final do Australian Open, naquela que é a sua primeira num torneio do Grand Slam e garantiu ainda a sua entrada no top 10 na próxima atualização do ranking mundial.
A tenista de 28 anos realizou uma exibição impressionante e não deu a mais pequena hipótese a Iga Swiatek, impondo-se com uns expressivos 6-4 e 6-1, ao cabo de 1h20 minutos de jogo.
Collins dominou todos os capítulos do encontro, fez mais ases (7-1), mais winners (26-11) e cilindrou por completo o segundo serviço da polaca: Swiatek venceu apenas 14% dos pontos com essa pancada.
O único momento onde a número sete mundial ameaçou uma recuperação foi no primeiro set. Perdia por 2-5, salvou três set points, ainda reduziu para 4-5 mas a norte-americana acabaria mesmo por fechar.
The fairytale run continues for Danielle Collins ✨
The American delivers an emphatic 6-4 6-1 victory to upset 7th seed Iga Swiatek and advance to her maiden Grand Slam final.
🎥: @wwos • @espn • @eurosport • @wowowtennis#AusOpen • #AO2022 pic.twitter.com/NTeCwykXlE
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 27, 2022
A partir daí, Swiatek desapareceu por completo do encontro e Collins dominou a seu belo prazer o rumo das operações. Na luta por um inédito título do Grand Slam, Collins vai ter pela frente a número um do mundo Ash Barty.