Tommy Robredo está muito longe daquilo que outrora foi no circuito mundial. Basta ver que, aos 39 anos, ocupa 0 363.º lugar do ranking ATP, depois de já ter sido número 5 da hierarquia mundial masculina. A dois meses de celebrar o 40.º aniversário e a fazer aquela que pode ser a última época da carreira, o espanhol não deixa de lutar e ainda foi a tempo de quebrar um longo jejum que resistia desde 22 de fevereiro de 2021.
É que Robredo está no México a jogar o Challenger de Monterrey e venceu o seu primeiro encontro em mais de um ano, ao bater o japonês Kaichi Uchida (251.º). O veterano colocou um ponto final numa série de sete derrotas, naquela que foi a estreia em 2022, e venceu de forma clara, com os parciais 6-3 e 6-3, tendo salvo cinco dos seis pontos de break que enfrentou no torneio mexicano.
Robredo fica agora à espera do vencedor do duelo entre o wild card da casa Alex Hernandez e Geoffrey Blancaneaux, oitavo cabeça-de-série. Nota ainda para outro dos vencedores do dia. Falamos de Bernard Tomic (320.º), que deu uma autêntica lição a Cedrik Marcel Stebe (218.º), por 6-2 e 6-2, somando a primeira vitória desde junho.