Maior torneio de tênis da América do Sul, Rio Open chega à sua nona edição

0
36
O Rio Open acontece de 18 a 26 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, com atrações e espera receber 60 mil pessoas.

Maior torneio de tênis da América do Sul e único da ATP no Brasil, o Rio Open, acontece de 18 a 26 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. O evento chega à nona edição reunindo grandes nomes do tênis como Carlos Alcaraz, o número dois do mundo, Cameron Norrie, Lorenzo Musetti, Diego Schwartzman e Dominic Thiem liderando a lista do ATP 500 carioca.

O Rio Open é um dos 13 campeonatos de nível ATP 500, uma das categorias mais importantes do tênis. É um dos três eventos desse porte disputados no saibro, junto com Hamburgo e Barcelona. Mantendo a tradição, jogadores da elite do tênis mundial fazem parte da chave principal.

O espanhol Carlos Alcaraz disputará a sua terceira edição do Rio Open. Em 2020, fez a sua estreia e no ano passado voltou ao Rio como 29º do ranking e conquistou o título da competição. Hoje, é número dois do mundo e campeão do US Open com apenas 19 anos. Estreando no torneio, o jovem Lorenzo Musetti, 20º no mundo, também é presença confirmada, assim como o britânico Cameron Norrie, dono de quatro títulos do nível ATP e atual 12º do ranking.

Outros quatro campeões do Rio Open vêm em busca do bicampeonato: Diego Schwartzman, dono do título em 2018 e vice em 2022; Dominic Thiem, campeão de 2017 e campeão do US Open em 2020; o chileno Cristian Garín, que conquistou o título em 2020; e o sérvio Laslo Djere, campeão de 2019.

O torneio terá também quatro brasileiros na chave principal, entre eles Mateus Alves, vencedor da Maria Esther Bueno Cup; Thomaz Bellucci, que fará a sua despedida do tênis profissional; o jovem João Fonseca, premiado com uma vaga no Rio Open através da parceria com a IMG; e o número um do Brasil, o brasileiro Thiago Monteiro, 78º do mundo.

O esporte é a atração principal, mas as 60 mil pessoas que devem passar pelo Jockey Clube Brasileiro durante o evento contarão também com uma experiência completa de gastronomia, diversão e arte durante o evento.

“O Rio Open proporciona uma experiência completa e inesquecível de entretenimento para o público. A cada ano buscamos trazer uma programação ainda mais variada, com opções de lojas, arte, entretenimento e gastronomia, além das ativações dos patrocinadores para fãs do esporte de todas as idades. Uma estrutura equiparada aos grandes torneios do circuito mundial e que temos muito orgulho de proporcionar aos cariocas e visitantes”, afirma Marcia Casz, diretora geral do Rio Open.

No primeiro fim de semana (dias 18 e 19), acontece a disputa do Qualifying, com entrada gratuita do público e retirada de ingresso pelo site www.eventim.com.br/artist/rio-open-2023/ a partir do dia 16, 11hs.

Na segunda-feira, dia 20, tem início a chave principal do torneio, e a grande final acontece no domingo, dia 26.

Rio Open 2023 – 18 a 26 de fevereiro

18 e 19 – Qualifying – sessão única 16h – abertura dos portões às 15h

20 a 23 – 1ª e 2ª rodadas – duas sessões 16h30 e 19h – abertura dos portões às 15h

24 – Quartas de finais – sessão única 16h – abertura dos portões às 15h

25 – Semifinais e final de duplas – sessão única 17h – abertura dos portões às 15h

26 – Final – sessão única 17h30 – abertura dos portões às 15h

Local: Jockey Club Brasileiro – Rua Mario Ribeiro, 410 – Lagoa, Rio de Janeiro

O post Maior torneio de tênis da América do Sul, Rio Open chega à sua nona edição apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.